Aguardado ansiosamente por crianças das comunidades carentes da Cidade, o Papai Noel fará a sua tradicional chegada no Lar Elizabeth, em Guarujá, neste domingo (21), às 8 horas. O ‘Bom Velhinho’ entregará brinquedos e lanches a cerca de mil crianças, sobretudo do bairro da Vila Baiana, uma das comunidades mais carentes da Cidade. Na sequência, os adultos também receberão cestas básicas, frangos congelados e kits de higiene. O evento é custeado pela Poupafarma, única mantenedora da instituição.
O diferencial é que as crianças escolhem os seus brinquedos e há uma sala para os meninos e outra para as meninas. Todos são organizados em filas pelos voluntários, entram e definem o que querem levar para se divertir. “Não impomos nada. Normalmente, essas crianças são bastante sofridas, com vários problemas de ordem social e procuramos ajudar”, afirma o presidente da entidade, João Elias, conhecido carinhosamente por muitos moradores como ‘Tio João’.
“Damos a oportunidade delas escolherem o que querem. Não colocamos nas mãos o que achamos que elas têm de ganhar”, reforça. “Depois dos presentes, eles recebem doces, refrigerantes e sanduiches”, acrescenta, lembrando que a instituição também promove uma ceia na véspera de Natal, principalmente para pessoas que vivem nas ruas, e no dia 25, um almoço aberto a todos.
Lar Elizabeth
Com 37 anos de história, o Lar Elizabeth atende cerca de 30 mil pessoas por mês, em várias “frentes”, com cursos de arte, esportes e profissionalizantes, ambulatório, creche e o restaurante popular. Atualmente, são 16 projetos em funcionamento.
As atividades ultrapassam os portões da entidade, atuando em toda a comunidade efetivamente. Uma das ações mais tradicionais é a sopa com pão (produzido na panificadora criada no Lar) diariamente, às 11 horas. Os necessitados também podem tomar banho e há o chá da manhã.
Entre as iniciativas voltadas para os jovens, destaque para a área esportiva, com futebol (Projeto Pés de Ouro) e jiu e jitsu, e artística, com ballet e jazz (Projeto Pés de Cristal), violão, piano, flauta e canto (Projeto Uirapuru), teatro e expressão corporal.
João destaca que as aulas de esporte e cultura dão formação moral aos jovens, criando objetivo, foco na vida. “Todos têm muito valor. Então, temos de explorar esses valores nobres. E é por isso que a gente faz. Para motivá-los ao estudo, ao profissionalismo. Valorizando honestidade, responsabilidade, seriedade, solidariedade, amizade. Tudo com respeito, com educação, principalmente com amor e bondade”, explica.
O Lar Elizabeth fica na Rua Vereador Orlando Falcão, 172, na Vila Baiana, próximo à Praia da Enseada. Mais informações pelo telefone (13) 3351-5477.