Baixada Santista

Guarujá adota campanha de conscientização contra agressão à mulher

04/12/2014
Guarujá adota campanha de conscientização contra agressão à mulher | Jornal da Orla
No dia 6 de dezembro, quando comemora-se o dia do Laço Branco, campanha internacional dedicada à conscientização do homem na luta contra agressão à mulher, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, deu  inicio à campanha “16 dias de ativismo”, que tem como objetivo intensificar as orientações aos munícipes e conscientizá-los sobre a data. A programação segue até quarta-feira (10).
 
No primeiro dia de ativismo em razão ao Laço Branco, a equipe da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, esteve no Paço Raphael Vitiello para fazer a panfletagem distribuindo o folder oficial da campanha no Município. No local, também foram entregues laços alusivos ao nome da campanha, ação que vai se repetir por todos os 16 dias que abrange a campanha.
 
Segundo a coordenadora da Assessoria, Eugênia Lisboa Homem, os 16 dias de ativismo do Laço Branco servem para mostrar a população de que a mulher deve denunciar casos de agressão. “A campanha é de incentivo à denúncia em favor da mulher e conscientização do homem. Em tese, é para mostrar que não se deve de forma alguma violentar alguém”, afirma Eugênia.
 
O educador físico Vagner Lopes Lima acredita que a data funciona como reforço para um “impulso” na hora de mulheres denunciarem casos de agressão. “Hoje, elas (as mulheres) têm oportunidade de reduzir essa triste realidade. A data relembra que há leis que estão a favor delas”, explica Lopes.
 
Já a farmacêutica Juçara Barga destacou a iniciativa do conselho em parceria com a Prefeitura. “Nós vivemos em uma sociedade machista, e por sorte temos ações públicas que podemos contar em casos como este”, afirma Juçara.
 
Confira a relação dos locais de panfletagem e do Seminário:
 
Quinta-feira (4), às 11h30
Posto Terracom (Rua Montenegro)
 
Sexta-feira (5), às 11 horas
Garagem Translitoral (Alameda das Violetas, 700 – Santo Antonio)
 
Sábado (6), às 17 horas
Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras)
 
Domingo (7), às 11 horas
Feira Livre Vicente de Carvalho (Rua Tambaú)
 
Segunda-feira (8), às 17 horas
Terminal Ferry Boat (Avenida das Nações Unidas, s/n – Vila Lígia)
 
Terça-feira (9), 8 horas
Supermercado Nossa Senhora Aparecida
(Rua Joana de Menezes Faro, 747 – Pae Cara)
 
Quarta-feira (10), 14 horas
Seminário Regional “Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Exploração Sexual”
(A confirmar)