Baixada Santista

Novos jardins da Enseada e Pitangueiras começam a ganhar forma

01/12/2014
Novos jardins da Enseada e Pitangueiras começam a ganhar forma | Jornal da Orla
As obras para implantação de três jardins nas praias de Pitangueiras e Enseada começaram a ganhar nova forma nesta semana, quando o plantio de mudas especiais e o processo de paisagismo típico deste tipo de intervenção urbana foram iniciados nas Praças dos Expedicionários e das Bandeiras, pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Operações Urbanas.
 
O paisagismo destas áreas degradadas nas praias, onde no passado funcionaram fontes luminosas, atende a pedidos da comunidade e da sociedade civil organizada. Os munícipes viram, nesta transformação, uma maneira de combater a proliferação do mosquito da dengue e a chance de revitalização de espaços nobres das praias urbanas mais visitadas da Cidade.
 
De acordo com o secretário municipal de Operações Urbanas, Averaldo Menezes de Almeida, os profissionais do Centro de Apoio Operacional estão encerrando os trabalhos de plantio de mudas e do paisagismo do local, sempre com o apoio e orientação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que escolheram as espécies a serem plantadas em cada praça, levando em consideração as características do clima e a proximidade com o mar.
 
É importante lembrar que as fontes luminosas da Enseada e da Pitangueiras estavam desativadas há muitos anos e, quando funcionavam plenamente ,suas águas acabavam indo parar no calçadão, em razão da localização geográfica da Cidade, que diferentemente de Santos, recebe os ventos vindo do oceano de maneira direta.
 
“Estamos ultimando os trabalhos nas praças dos Expedicionários e Bandeiras e nas localizadas em frente ao Casa Grande Hotel, dotando esses locais de áreas verdes, tão escassas e necessárias em nossa sociedade atual. Esta obra atende diretamente os pedidos da população”, disse Averaldo.