Manual do Viajante

Praias brasileiras para as férias

28/11/2014
Praias brasileiras para as férias | Jornal da Orla
Com coqueiros, dunas, montanhas, urbanas, rústicas, badaladas, isoladas, com fortes ondas ou com mar calmo, tem praia para todo mundo. Confira alguns dos destinos que figuram como sonhos de consumo dos turistas todos os anos:
 
Rio de Janeiro – Uma das cidades mais visitadas do mundo. Com seus pontos turísticos que dispensam apresentação, a Cidade Maravilhosa encanta os viajantes com suas paisagens perfeitas para fotografar. Os cartões-postais são conhecidos mundialmente, como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Praia de Copacabana e Ipanema.

Cabo Frio (RJ) – Praias de águas límpidas, dunas, areia fina e branquinha tornam Cabo Frio destaque na Região dos Lagos do litoral fluminense. A principal praia é a da Barra, com 7,5 km de extensão e que abriga o Forte São Mateus, construção do século XVII. A praia é um dos cartões-postais da cidade e point de jovens e turistas.

Ilhabela (SP) – Há praias para todos os gostos na bela ilha do litoral norte paulista e o centrinho, conhecido como Vila, é o ponto de encontro de todas as tribos. 

Florianópolis (SC) – A capital catarinense tem cenários exuberantes para todos
os gostos. Boa parte dos barzinhos fica na Lagoa da Conceição, perto das praias da Joaquina e Mole. 

Bombinhas (SC) – A 60 km, a praia de Bombinhas é cheia de belezas naturais, principalmente no fundo do mar. A cidade tem 20 praias e é considerada a capital do mergulho ecológico devido à sua localização privilegiada: no seu entorno está a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, reconhecida legalmente desde o início dos anos 1990. 

Praia do Rosa (SC) – Reduto de surfistas, a Praia do Rosa, localizada a 80 km de Florianópolis, é uma das preferidas pelo público jovem. Além de muito animada, com trilhas, belo visual e passeios a cavalo, esta é a única representante brasileira que faz parte do seleto clube das mais belas baías do mundo (world-bays.com), que reúne 37 destinos em 28 países.

Praia do Forte (BA) – A 80 km de Salvador pela Estrada do Coco, a Praia do Forte é um dos destinos mais frequentados do litoral norte baiano. A grande estrela do lugar é a própria praia, o mar de águas calmas e as piscinas naturais do Papa-Gente, a poucos metros da vila. 

Porto Seguro (BA) – Falésias, recifes, Mata Atlântica, lindas praias e muita história fazem de Porto Seguro referência do litoral sul da Bahia. O agito fica por conta da Passarela do Álcool, no centro da cidade.

Fortaleza (CE) – São 34 km de praias com água cristalina. Além das atrações naturais, a culinária local e o parque aquático Beach Park são muito procurados pelos turistas. As praias mais visitadas são a Praia do Mucuripe, Praia do Meireles, Praia de Iracema e Praia do Futuro.

Jericoacoara (CE) – A 290 km da capital Fortaleza, Jericoacoara é lugar de férias sem grandes luxos. Lá, a diversão é observar a natureza e agradecer no final. 

Praia do Pipa (RN) – Foi “descoberta” por surfistas hipongos na década de 70, seguidos dos estrangeiros (europeus e latino-americanos), que se apaixonaram pelo lugar. Pouco a pouco, a bucólica aldeia de pescadores virou um dos points mais animados do nordeste brasileiro.

Recife (PE) – Além das praias, o local é rico em história. Suas igrejas, praças, monumentos e fortes marcam o período da colonização e exploração de escravos e índios por portugueses e holandeses. É imperdível visitar o bairro Poço da Panela, com construções do século 19.

Canoa Quebrada (CE) – Praia do município de Aracati, a 160 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é o destino mais conhecido da Rota do Sol Nascente. Foram os hippies que se apaixonaram primeiro, nos anos 60 e 70, e dessa época resta a imagem-símbolo: uma lua com uma estrela no centro, gravada numa das principais falésias da praia.

Búzios (RJ)- Conhecida pela badalação, durante o dia e durante a noite. É também escala de muitos cruzeiros marítimos. Dentre as praias mais agitadas estão a Ferradura, Geribá, João Fernandes e Tartaruga.