A data veio bem a calhar, já que coincide com a época de compras de Natal e a chegada do 13º salário. Vale aproveitar os descontos e comprar presentes para família inteira, mas é preciso tomar cuidado para não se empolgar e acabar comprando gato por lebre.
O PROCON fez uma lista dos sites que devem ser evitados pelo consumidor, confira clicando aqui.
- Desconfie de preços muito abaixo dos valores reais e fique atento às condições de pagamento e frete.
- Verifique as entrelinhas da promoção, analisando a descrição do produto e comparando com outras marcas.
- Cheque a credibilidade do site e empresa.
- Verifique os preços cobrados antes do “grande dia”. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
- É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.
Mesmo em promoção, os direitos do consumidor devem ser mantidos. Veja alguns:
- Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada.
- A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.
- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.
- O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.
- Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais.
- No ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.
O PROCON está de olho no que acontece na Black Friday e irá praticar algumas ações em apoio aos clientes. o atendimento às demandas será das 0h00 à meia-noite do dia 28 de novembro. Os consumidores poderão registrar as reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), pelo Atendimento Eletrônico do site do Procon, pelo Facebook e pelo Twitter do órgão.
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