Notícias

Cerimônia premia os vencedores do concurso cultural

14/11/2014
Cerimônia premia os vencedores do concurso cultural | Jornal da Orla
por Bárbara Camargo
 
Na quinta-feira (13), o Jornal da Orla finalizou, com sucesso, mais um ano de Projeto Cidadão. O Paço Municipal de Santos recebeu a cerimônia para premiar os autores dos melhores desenhos e frases sobre o tema da última etapa de 2014: “Cidade sem dengue”. Autoridades, professores, profissionais da área da Saúde, apoiadores do projeto e familiares lotaram o Salão Nobre da Prefeitura para prestigiar os estudantes que se destacaram no concurso cultural. 
 
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, parabenizou o Jornal da Orla pelos 10 anos de Projeto Cidadão. “Durante esses anos, o Jornal da Orla trouxe temas pertinentes a serem trabalhados com as nossas crianças, como nesta etapa sobre a dengue. Esta doença só será contida por meio da conscientização e nós sabemos que as crianças são multiplicadoras de informação. Por isso, é de extrema importância desenvolver atividades com elas”.
 
A secretária municipal da Educação, Venúzia Fernandes do Nascimento, fez alusão ao título de “Cidade Educadora” que Santos possui para alertar sobre o combate à doença. “Nós batalhamos para que tenhamos políticas igualitárias, que melhorem a vida dos nossos habitantes, temos que trabalhar também para que Santos fique livre, definitivamente, da questão dos criadouros do mosquito da dengue. O ideal é que tenhamos também o título de cidade sem dengue. Mas, para isso, temos que investir em conscientização e, principalmente, em educação”. 
 
O diretor de redação do Jornal da Orla, Edison Carpentieri, ressaltou a dedicação dos educadores em todas as edições do projeto. “Eu avalio o resultados desses anos como positivo. Nada disso seria possível sem a dedicação dos professores. Nós nos sentimos recompensados e gratificados pelo empenho das secretarias de Educação e Saúde de Santos. Espero que os alunos levem para casa o que aprenderam principalmente nesta etapa sobre a dengue”. 
 
O Projeto Cidadão é uma iniciativa do Jornal da Orla em parceria com a Prefeitura de Santos e o apoio da Foto Louzada Digital, Coimbra Engenharia e Soluções e Santos Futebol Clube. Diego Alvarez, superintendente administrativo do clube santista, destacou mais uma parceria com o bissemanário. “O Santos mantém um projeto social com jovens das categorias de base. Então, nos sentimos orgulhosos de participar desse projeto em que se busca formar cidadãos”. 

A dengue não vai acabar sozinha
Os estudantes mostraram que são experts quando o assunto é combater a dengue. Durante as atividades propostas pelo projeto, eles tinham, na ponta da língua, as ações que todos devem fazer para evitar a reprodução do Aedes Aegypti em nossa cidade. 
 
Mas nunca é demais lembrar, como alerta o desenho da aluna Rebeca Nascimento Oliveira, da UME Dr. Dino Bueno, vencedor da categoria Produção Artística: jogue fora a água parada em pneus, coloque as garrafas sempre com a boca para baixo, limpe as calhas da sua casa. Essas e outras medidas devem ser encaradas como tarefa diária, conforme sugere a frase da estudante Amanda Cristina Nascimento dos Santos, da UME Cidade de Santos, que garantiu o segundo lugar no concurso: “A dengue não vai acabar sozinha. Precisamos da sua ajudinha”! 
 
O ideal é que os adultos coloquem em prática o que os pequenos já sabem de cor: esta é uma doença que pode ser fatal! Combatê-la depende da atitude e bom senso da população.
 

CONFIRA OS VENCEDORES DO PROJETO CIDADÃO – “CIDADE SEM DENGUE”

FRASE

1º lugar 
Murillo Damasceno, da UME Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, com o professor JORGE ANTONIO SOUZA

2º lugar 
Amanda Cristina Nascimento dos Santos, da UME Cidade de Santos, com o professor BRUNO FERREIRA A. BISPO

3º lugar 
Franciele de Campos Santos, da UME Mário de Almeida Alcântara, com a professora MÁRCIA LENISE DA SILVA

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

1º lugar 
Rebeca Nascimento Oliveira, da UME Dr. Dino Bueno, com a professora ANA LÚCIA DE FRANÇA

2º lugar 
maria Eduarda de Castro Souza, da UME Auxiliadora da Instrução, com a professora VALÉRIA ROSAS

3º lugar 
Giovanni Bernardo Chagas Silva, da UME 28 de Fevereiro, com a professora ANA MARIA DOS SANTOS

Honra ao Mérito 
Ketlin Moura Ferreira, da UME Irmão José Genésio, com a professora, CLÁUDIA ARIAS RODRIGUES

ESCOLA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO

UME WALDERY DE ALMEIDA
A assistente de direção MARLI FIRMINO SAMPAIO, com o coordenador do projeto, JOSÉ CARLOS FONSECA LOPES