Notícias

Música barroca na Matriz de São Vicente

11/11/2014
Música barroca na Matriz de São Vicente | Jornal da Orla
Para marcar o encerramento de módulo da Oficina de Música Barroca, ministrada nas Oficinas Culturais da Prefeitura de São Vicente, o Grupo Antiqva fará um recital na Igreja Matriz da Cidade, a convite da Secretaria da Cultura. A apresentação está marcada para o próximo dia 16, às 19h30, com entrada gratuita ao público. A Matriz fica na praça João Pessoa.
 
Formado em julho deste ano, o Grupo Antiqva tem como proposta a recriação da música medieval e renascentista, usando réplicas dos instrumentos daqueles períodos. Integram o repertório do grupo as danças e estampas medievais, de autores anônimos, além de composições renascentistas de William Byrd e Orlando de Lasso, entre outros. 
 
O Antiqva é composto pelos músicos Albino José Oliveira, Fabrício Leito e Wilson Melo, todos com larga experiência na música instrumental, que se revezam na execução de flautas doces e transversais, gaita de fole, sinfonia e cítola, além de apresentarem também peças vocais.
 
Matriz – O primeiro prédio a abrigar a Igreja Matriz foi construído por Martim Afonso, em 1532, próximo à praia onde aconteceu a fundação oficial da Vila de São Vicente. A construção foi destruída por um maremoto, que varreu a Cidade em 1542. A segunda sede foi erguida pelo povo em local mais distante do mar, mas foi destruída por piratas que atacaram São Vicente para saquear o comércio e as casas. Em 1757, a atual igreja foi reconstruída sobre as ruínas da anterior, onde permanece até hoje.