Baixada Santista

PG realiza força tarefa em área invadida

06/11/2014
PG realiza força tarefa em área invadida | Jornal da Orla
Uma força tarefa foi realizada na manhã desta quarta-feira (5) em uma área de mais de 10 mil m² localizada no bairro Santa Marina, em Praia Grande. Entre os principais problemas encontrados no local estavam um depósito de materiais inservíveis e uma criação de animais, ambos irregulares e apresentando inclusive riscos à saúde pública. 
 
O trabalho contou com o apoio de cerca de 35 profissionais de diversas secretarias municipais, como Segurança (Guarda Civil Municipal), Habitação, Trânsito, Meio Ambiente, Urbanização e Saúde, por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses. 
 
De acordo com o secretário de Habitação, Alexander Ramos, a área em questão já está compreendida em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público e será utilizada para fins de regularização fundiária. “As áreas públicas estão escassas e a intenção da Administração é analisar quais equipamentos poderão ser instalados no local de forma a melhorar as condições de vida dos moradores daquela região”. 
 
Em um dos pontos, as equipes encontraram uma criação de animais como porcos, vacas, cavalos e galinhas. O responsável pela criação foi notificado a deixar o local e a dar uma destinação aos animais, que podem oferecer problemas relacionados à saúde pública. Ao todo, foram três notificações de desocupação e quatro lacrações de estabelecimentos irregulares. 
 
O secretário explicou que, em um segundo momento, equipes de serviço social da secretaria realizarão o cadastro das famílias que estão residindo naquela área para que sejam atendidas de acordo com suas necessidades. 
 
A retirada dos materiais do local também será feita por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos tão logo os moradores irregulares se retirem da área.