Santos

Bike Santos supera um milhão de viagens em dois anos

03/11/2014
Bike Santos supera um milhão de viagens em dois anos | Jornal da Orla
Opção de transporte gratuito que vem recebendo cada vez mais a adesão da população santista, o Bike Santos superou a marca de 1 milhão de viagens na semana em que completa dois anos. O programa de empréstimo de bicicletas registra uma média de 1.800 viagens diárias, com o modal sendo usado principalmente para estudo e trabalho. O número de cadastros aponta 67.864 usuários de perfis variados.  
 
O programa, gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e operado pela Samba Transportes Sustentáveis, segue uma tendência mundial de facilitar a mobilidade urbana, agilizando os deslocamentos ao mesmo tempo em que contribui para aliviar o trânsito. Consiste em compartilhar bicicletas sem qualquer custo, desde que o usuário se cadastre previamente pelo site www.bikesantos.com e obedeça as regras estabelecidas. As bikes podem ser retiradas das estações por meio de ligação telefônica (4003-9890), aplicativo de smartphone ou ainda utilizando o cartão transporte.    
 
O programa conta com 37 estações inteligentes conectadas a uma central de operação (via wireless), alimentadas por energia solar.  Elas estão instaladas em pontos estratégicos. No total, o projeto reúne 370 bicicletas, que podem ser utilizadas das 6h às 22 h. Podem ser usadas por 45 minutos, com intervalo obrigatório de 15 minutos entre as viagens.
 
Cartão Transporte
O sistema para a retirada das bikes está mais rápido. Entre os procedimentos disponíveis, o mais simples é com o cartão transporte. Basta encostá-lo no sensor da estação (onde há uma ilustração do cartão), esperar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar o procedimento. Uma bicicleta será liberada e seu número indicado no display. 
 
Desde a implementação do cartão no Bike Santos, em julho, o número de cadastramentos aumentou. Entre janeiro e junho, uma média de 1.746 cadastros foram realizados mensalmente. Já a partir de julho, o sistema passou a contabilizar cerca de 2.500 novos registros mensais.