Santos

Ouvidoria na palma da mão

29/10/2014
Ouvidoria na palma da mão | Jornal da Orla
A ouvidoria digital, lançada pela Administração Municipal na semana passada, possui três pilares: Fiscalize (para publicar problemas), Proponha (para ideias e sugestões) e Avalie (para bens e serviços públicos), e já contabiliza mais de 45 publicações de usuários, com solicitações variadas, como poda de árvores, vazamentos de água, estacionamentos irregulares, calçadas desniveladas, limpeza urbana e transporte público. 

Os santistas podem interagir com postagens de fotos e vídeos na web (link no portalwww.santos.sp.gov.br, no www.facebook.com/PrefeituraSantos, no www.colab.re/br/SP/Santos) e em aplicativo móvel nas versões iOS ou Android.

A rede social complementa os canais de comunicação já existentes disponibilizados pela Prefeitura – 0800 112056, e-mail da Ouvidoria ([email protected]), atendimento presencial na Praça Mauá s/nº, térreo (Centro), Sistema de Ouvidoria Municipal (SOM) e os projetos “Viva o Bairro”, “Ouvidoria Móvel” e “Alô, Viva o Bairro”.


Como acessar
O munícipe deve se cadastrar no Colab.re. É possível acessá-lo com o login do Facebook. Para publicar a bronca ou sugestão, o usuário deve clicar em “Publique”, escolher um dos pilares da plataforma e a categoria – cujas opções vão desde meio-ambiente a saúde e segurança – enviar foto com a descrição do problema/dica, indicar o local e finalizar. A publicação ficará disponível aos usuários cadastrados e, caso seja pertinente, será encaminhada ao órgão responsável. O munícipe poderá acompanhar o andamento da fiscalização por meio de um protocolo enviado pela Ouvidoria na própria postagem. Cada secretaria de Santos possui um funcionário para interação direta com o órgão.