Manual do Viajante

Viajar sozinho, uma nova tendência

17/10/2014
Viajar sozinho, uma nova tendência | Jornal da Orla
E o mais surpreendente: o número de brasileiras com esse interesse é maior do que o dos homens. É o que revela o estudo Viagens Solidárias, realizado pelo site TripAdvisor com 1.500 usuários brasileiros. A pesquisa mostrou que a maioria (90% deles e 76% delas) já embarcou em uma jornada sem companhia – muitos deles (57%) por necessidade; a maior parte delas (55%) por gosto. 

As mulheres, aliás, são as que mais desejam viver a experiência: 77% das pesquisadas que nunca viajaram sozinhas pensam em fazê-lo um dia, enquanto apenas 33% dos homens desse grupo têm esse objetivo. Para aqueles que querem explorar o mundo sem companhia, passeios curtos, de 4 a 7 dias, foram os eleitos como melhor opção. 

Na hora de planejar, homens e mulheres com este perfil também não gostam de depender de ninguém: eles pesquisam por conta própria e consultam, principalmente, fóruns online e sites especializados. Apenas 11% deles e 19% delas fazem as reservas por agentes de viagens.
 
Prós e Contras
A liberdade de escolha é a melhor coisa sobre viajar sozinho para a maioria dos pesquisados (56% dos homens e 52% das mulheres). Tipo fazer aquele passeio que ninguém está a fim ou visitar a exposição do artista que só você conhece. 

A pior?  Solidão, pelo menos para os homens (40%). Para as mulheres, antes da solidão incomoda mais o fato de não ter ninguém com quem dividir as contas (32%) já que os custos de hospedagem e transporte aumentam para uma pessoa sozinha.
Durante uma viagem desacompanhado conhecer a cultura local e novas pessoas (22%) é importante para ambos. Mas as mulheres, especificamente, consideram também a segurança (21%) um item relevante, em comparação com apenas 7% dos homens.
 
Custos a sós
Para uma viagem a sós, seja a trabalho ou a lazer, os dois grupos costumam gastar, em média, a mesma quantia (entre R$ 2 mil e R$ 5 mil) e reservar o mesmo montante para as compras (de R$ 500 a R$ 1.500). Eles, no entanto, preferem investir em bebidas e comidas locais e souvenires (52% e 42%, respectivamente) e elas procuram gastar mais com passeios turísticos e ingressos para atrações (53%). 
 
Destinos preferidos 
A pesquisa também apontou o destino preferido desse perfil de viajante: os Estados Unidos aparece disparado na liderança (37%), seguido da Austrália (25%) e Itália (19%). Já no Brasil, a cidade escolhida foi São Paulo (22%). Porém, 83% das mulheres e 23% dos homens disseram que não visitariam determinados países em uma viagem solitária, como, por exemplo, Arábia Saudita, Líbia e Sudão.