A prefeitura de Santos vai incrementar a iluminação cênica da Avenida Ana Costa. Em razão da grande aprovação e atendendo à solicitação da população, já está andamento processo licitatório para ampliar o serviço, cujo projeto piloto foi implantado desde a praia até a Rua Tolentino Filgueiras.
A nova etapa complementa o trecho até a Avenida Francisco Glicério. O objetivo é realçar a beleza de mais 63 palmeiras imperiais durante a noite e despertar nos santistas e turistas o clima de datas especiais. No trecho entre a praia e a Praça da Independência, 19 palmeiras já ganharam iluminação especial, com dois refletores de 48 leds em cada, que geram um efeito multicolorido.
De acordo com o engenheiro Paulo Aguina, as luminárias funcionam com sistema RGB, que permite a variação de cores conforme programação planejada, por sistema informatizado. Ele cita como exemplo o Outubro Rosa, movimento que simboliza a luta contra o câncer de mama. “É um importante elemento para realçar o patrimônio público, embelezar a cidade e aumentar a autoestima dos cidadãos”.
O Departamento da Região da Orla e Zona Intermediária (Dear- Zoi) já executou a infraestrutura para as luminárias que serão instaladas nas caixas ao lado das palmeiras. O prazo dos serviços é de 90 dias com previsão de início em até 40 dias. “Temos que esperar a homologação processo e a assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame”.