Porto

E-book interativo retrata a história do País sob o ponto de vista do Porto de Santos

27/08/2014
E-book interativo retrata a história do País sob o ponto de vista do Porto de Santos | Jornal da Orla
Conhecer detalhes inusitados e curiosidades, de forma interativa, sobre um dos principais protagonistas da história do desenvolvimento do Brasil e descobrir alguns dos patrimônios históricos da Baixada Santista. Essas são algumas das possibilidades oferecidas pelo ebook “O Porto de Santos, navegando pela história”, que acaba de ser lançado pela Santos Brasil, em parceria com a Neotropica Multimedia.

De acesso gratuito, o novo aplicativo inclui vídeos, fotos e arquivos HTML com o recurso “realidade aumentada”, onde o usuário pode visualizar imagens em 360 graus, que reproduz a mesma sensação como se a pessoa estivesse no local.

 
“Estamos relembrando a importância que o maior porto brasileiro e do Hemisfério Sul tem para o desenvolvimento econômico do país. Uma história fascinante que começa antes mesmo das primeiras embarcações aportarem em nosso estuário”, explica Raquel Ogando, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil.

Apesar de aberto ao público geral, o material foi desenvolvido pensando também em seu uso educativo. Por isso, inclui um manual para professores com dicas para o uso em sala de aula, além de um guia de referências históricas e turísticas.

 
Segundo Gabriel Mayor, gerente de projetos da Neotropica Multimedia, este é um projeto que vai repercutir nas futuras gerações, devido ao formato inovador e rico conteúdo. “Juntamos fragmentos da história e contamos tudo em um único material. Além de ser gratuito, pode ser compartilhado e discutido não só em sala de aula, como em debates e comunidades por todo o País.”
 
O aplicativo pode ser baixado a partir das lojas da Apple Store e Google Play. Para visualizar em computadores, acesse https://bc.pressmatrix.com/en/profiles/906667a455a6/editions.
 
Conteúdo
O ebook apresenta as mais diversas passagens sobre o Porto e a cidade de Santos, começando com a pré-história santista e indo desde os tempos da colonização até a globalização.

No guia de referências históricas e turísticas, pode-se navegar por links interativos e conhecer melhor, por exemplo, o mosteiro de São Bento, a igreja do Rosário e a fonte do Itororó, e ainda acessar fotos 360 graus do Monte Serrat, do Palácio da Bolsa Oficial de Café e da Ponta da Praia.

Já o Manual do Professor mostra o que é o projeto, objetivos e como pode ser aplicado em sala de aula, principalmente nas disciplinas de História e Geografia.