Santos

Santos terá lixeiras para dejetos de animais

05/08/2014
Santos terá  lixeiras para dejetos de animais | Jornal da Orla
A Prefeitura de Santos lançará, a partir de setembro, a campanha “Quem Cuida, Recolhe”, em mais uma etapa do programa Cidade Sem Lixo.  A intenção  é conscientizar donos de cachorros a recolherem as fezes de seus animais.  Além disso, serão instaladas lixeiras específicas para jogar os dejetos dos pets.

A princípio, segundo anunciou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa nesta terça (5), as lixeiras ficarão na orla por causa do fluxo de pessoas com cães nessa área. Posteriormente, as lixeiras serão implantadas em outras áreas da cidade.
Impacto ambiental

Segundo estudos da Sabesp, em dias de chuva, essa contaminação é levada aos canais da Cidade pelo sistema de drenagem e pode chegar ao mar, interferindo até na balneabilidade das praias. Estima-se que existam cerca de 120 mil animais de estimação, com produção de cerca de 10 toneladas de fezes diariamente.

A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal e por fiscais de postura. Desde esta terça-feira, GMs estão passando sendo treinados de acordo com o que prevê o Código de Posturas, já que os guardas também terão poder fiscalizador para a aplicação da Lei Cidade Sem Lixo, que completou um mês.
“Até o final do mês, a expectativa é de que todo o efetivo passe por esse processo”, explicou o prefeito.