Notícias

Definidos os vencedores do Projeto Cidadão

11/07/2014
Definidos os vencedores do Projeto Cidadão | Jornal da Orla
Com cores, desenhos e mensagens, as crianças do Programa Escola Total retrataram o tema: “Saúde Bucal – Sorriso Nota 10”, proposto pelo Projeto Cidadão.  A tarefa não foi fácil: escolher, entre centenas de desenhos, aqueles que mais se enquadraram nos critérios determinados pelo júri do concurso cultural. A difícil missão ficou a cargo de três juradas, que se reuniram na terça (8), no Jornal da Orla, e avaliaram a pertinência ao tema, criatividade e estética de cada trabalho. Quatro alunos serão premiados, sendo que um deles na categoria “Honra ao Mérito”. 
 
A chefe da Seção de Projetos Especiais de Integração Educacional da Seduc, Sandra Regina Freitas, ressaltou a pluralidade do tema desta etapa. “Houve um trabalho dos educadores, dos dentistas e de outros profissionais que falaram de todo o processo necessário para se ter saúde bucal. Isso fez com que a criança assimilasse o tema e conversasse com os pais”, explica. Sandra destacou ainda que os pequenos retrataram o tema de acordo com seu próprio universo. “Tem criança que desenhou os craques da Copa do Mundo, como o Neymar, explicando que os ídolos também escovam os dentes. A criança tem essa liberdade”. 
 
Fátima Alves, chefe da Seção de Projetos Educacionais da Seduc, ressaltou a dedicação dos educadores que trabalharam, com sucesso, o tema entre as crianças. O núcleo do Escola Total com maior número de desenhos apresentados foi o da UME Padre Waldemar Valle Martins, no Macuco. “A criança não fica presa somente à presença do dentista que fica na escola. Mas a presença do educador que está no contraturno é importante, porque ele amplia os horizontes da criança, podendo trabalhar de uma forma lúdica e didática”, explicou. 
 
Para a supervisora do Programa Escola Total, Selma Lara, os trabalhos superaram as expectativas do corpo de jurados. “Todas as crianças atingiram o que nós gostaríamos que atingissem, como o domínio sobre o tema, contextualizado. Nessa escolha dos critérios, muitas crianças nos surpreenderam” elogiou.
 
Priorizando as mensagens
 
Selma explica que as juradas optaram por destacar os trabalhos que tivessem mensagens aliadas aos desenhos. Segundo ela, dessa forma foi possível avaliar se os alunos compreenderam o tema em sua totalidade. “Quando se trabalha com imagens e formas, ali já tem uma mensagem. Então, é um texto extraverbal. Mesmo que algumas crianças não tivessem contemplado esse tipo de texto, pelo menos, por um caminho eles foram. Mas a gente percebeu que a mensagem foi assimilada por todos e isso foi gratificante”.  
 
A supervisora destaca a importância da parceria de 10 anos entre a Prefeitura de Santos e o Jornal da Orla. “No cenário de cidade educadora, nós temos os parceiros significativos e o Jornal da Orla é um desses que nos ajudam a divulgar o talento das nossas crianças. Muitas vezes, a comunidade não tem o conhecimento da riqueza que temos em nossa cidade. Esses parceiros são imprescindíveis. Esperamos continuar com a parceria!”, comemora Selma. 
 
Há 10 anos o Jornal da Orla desenvolve o Projeto Cidadão com alunos da rede municipal de ensino de Santos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, Foto Louzada Digital e Santos Futebol Clube. A cerimônia para premiação dos vencedores desta etapa acontece na terça-feira (22), às 9h, na UME Avelino da Paz Vieira, no bairro Vila Nova. 

Confira os desenhos vencedores desta etapa:

1º lugar – Andressa Danyella Lacerda de Oliveira
11 anos – UME Avelino da Paz Vieira – Núcleo Cais Colégio Santista

2º lugar – Sophia Victória Freitas da Silva
7 anos – Núcleo Portuários, da UME Barão do Rio Branco

3º lugar – Michelle dos Santos Souza
10 anos – Núcleo Portuários, da UME José da Costa e Silva Sobrinho

Honra ao Mérito – Laryssa Nascimento Tapijuri
10 anos – Núcleo da UME Pe. Waldemar Valle Martins