Depois de uma longa viagem iniciada na Espanha, já se encontra em Santos a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nesta segunda-feira (26), os módulos serão transportados do pátio do terminal portuário Deicmar para as instalações da Estação da Praça Nossa Senhora das Graças, em São Vicente, onde serão conectados, segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, que acompanhou o desembarque na quinta-feira (22).
A composição foi fabricada em Valência (Espanha) pela empresa Vossloh. A próxima fase será de testes, que compreenderá três estágios: estático (equipamentos, ar condicionado, motor), dinâmico (aceleração e frenagem) e integração (sistema de comunicação). Os primeiros testes com passageiros acontecem em agosto.
O primeiro trecho do VLT deverá entrar em operação em março de 2015 (70% das obras já estão concluídas), com 10 composições percorrendo de São Vicente até a avenida Conselheiro Nébias, em Santos. O segundo trecho encontra-se em fase de licenciamento ambiental. No total, o VLT terá 22 composições.