Santos

Santos ganha prêmio estadual pelo combate à dengue

07/04/2014
Santos ganha prêmio estadual pelo combate à dengue | Jornal da Orla
A cidade de Santos foi a grande vencedora do 4º Prêmio David Capistrano, que premia as 10 melhores iniciativas de êxito das prefeituras em diversas áreas da saúde pública. O prêmio foi entregue na semana passada, durante o encerramento do XXVIII Congresso dos Secretários de Saúde do Estado, em Ubatuba, no Litoral Norte. A conquista do município foi na categoria mais importante e concorrendo com mais de 396 trabalhos científicos.
 
O secretário de Saúde, Marcos Calvo, explica que o trabalho desenvolvido na cidade ocorreu ao longo da epidemia de 2013 e foi chamado de “Enfrentamento exitoso de uma epidemia de dengue na cidade de Santos”. E o fator mais positivo, no seu entender, é que a estratégia de enfrentamento desenvolvida pelo Devig (Departamento de Vigilância em Saúde) apresentou o resultado esperado. “Houve a redução em 75% do número de óbitos, além da diminuição dos casos considerados graves. Conseguimos isso graças ao empenho de toda nossa equipe de agentes, encarregados e chefes, e ainda com ações de campo como os diversos mutirões e ações de conscientização da população desenvolvidos em todo[s os bairros”.
 
O congresso reuniu de 1.200 participantes, além de 160 secretários de municípios paulistas e representantes da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. O trabalho apresentado por Santos foi desenvolvido pelas enfermeiras Bruna Coronato e Camila Pezzotti, com supervisão da coordenadora e da chefe do Devip, Ana Paula Valeiras e Carolina Ozawa, respectivamente, e do próprio secretário.