Santos

Projeto leva cadeiras de rodas a quem precisa

26/03/2014
Projeto leva cadeiras de rodas a quem precisa | Jornal da Orla
Reduzir a fila de espera por cadeiras de rodas com a participação da sociedade e de empresários, através de doações a partir de R$ 1, é a proposta do Projeto Giramundo, uma iniciativa da ONG Instituto Cidadania Corporativa. A ação nasceu da vontade do publicitário Kito Mansano e da empresária Luli Hunt. Individualmente e com a ajuda de amigos, Kito já distribui cadeira de rodas para pessoas que necessitam.
 
O Projeto Giramundo já está no ar e pode ser conhecido no site do projeto. A mecânica é simples: o interessado se inscreve para receber a cadeira e entra na fila. O diferencial é que através do site a pessoa já consegue visualizar a data em que a cadeira será entregue. A fila andará mais rápido na medida em que o projeto conquistar novos doadores.

A meta é garantir uma doação mensal de R$ 1 por pessoa. É possível doar mais, não há limite, mas Kito assegura que quer a doação mínima. “Com essa doação mínima, temos como meta inicial distribuir 50 cadeiras de rodas por mês. Para tanto, criamos um modelo baseado no crowdfunding. A nossa preocupação é com a frequência da doação e não com o valor”, diz Kito.

 
A pessoa que receber uma cadeira de rodas do Giramundo poderá trocá-la quando não servir mais. Basta entregar a cadeira antiga. Isso será feito respeitando a fila. Assim, a pessoa entra na fila novamente e quando chegar a sua vez a troca é feita. E a cadeira entregue será revisada e entregue para outra pessoa.
 
Outro ponto importante é que as cadeiras de rodas serão compradas regionalmente, para facilitar a logística de entrega. Vai depender da localidade de moradia da pessoa necessitada. “Esperamos com isso, promover a inserção social de pessoas com necessidades especiais de locomoção, disponibilizando cadeiras de rodas e equipamentos de forma colaborativa”, finaliza Kito Mansano.