Leitura

Academia Vicentina de Letras comemora oito anos nesta sexta (28)

25/03/2014
Academia Vicentina de Letras comemora oito anos nesta sexta (28) | Jornal da Orla
A Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios Frei Gaspar da Madre de Deus, comemora seu 8º aniversário de fundação nesta sexta-feira (28). Fundada no dia 27 de março de 2006, devidamente registrada conforme os ditames do Código Civil Brasileiro. Sua instalação oficial aconteceu no dia 18 de agosto na Câmara Municipal de São Vicente (rua Jacob Emerick , 1195, Parque Bitaru).
 
Para comemorar haverá cerimônia e festividade na sede da Câmara Municipal da Cidade, às 20h. Além da posse da Diretoria, também haverá a posse da Acadêmica Bel Braga e a premiação do V Concurso “Entre Mar e Marinas” que está acontecendo no Espaço Cultural Dr. Paulo Bonavides (av. São Francisco, 136, em Santos – Palácio da Polícia) e permanecerá até o dia 13 de abril, durante o horário das 9h às 18h.  
 
Na ocasião terá a apresentação do Coral da Alfândega do Porto de Santos, regido pela maestrina Nailse Machado da Cruz.
 
Histórico
 
Há oito anos um grupo de pessoas amantes da cultura se reuniu com o objetivo de criar um grupo de escritores e poetas para dar oportunidade a todos os que se dedicam à literatura, bem como para divulgar seus trabalhos.
 
O ELOS Clube, que é um clube dedicado à cultura, apadrinhou a ideia e cedeu suas instalações para sediar as reuniões e os eventos.
 
Durante as reuniões preliminares, quando se discutiam os detalhes legais de fundação e registro de pessoa jurídica, foi sugerido que se ampliasse o âmbito de atuação para as artes e ofícios e se criasse uma academia.
 
Foi assim que São Vicente ganhou um espaço para a divulgação da cultura que abriga todas as formas de literatura, artes e ofícios.
 
As associadas fundadoras formam a diretoria que assumiu a direção dos trabalhos. Inicialmente, foram convidados os amantes das artes, literatura e ofícios para se associarem e passarem a compartilhar deste movimento em prol da cultura vicentina.