Santos

Começa a revitalização da Concha Acústica

21/03/2014
Começa a revitalização da Concha Acústica | Jornal da Orla
A apresentação de poesias e canções pelo grupo Poetas Vivos foi uma pequena mostra de como será a atmosfera da Concha Acústica Vicente de Carvalho após a sua revitalização. O espaço e seu entorno, que compreende área de 1.000 m², começou a ser remodelado nesta quinta-feira (20) pela prefeitura de Santos e deverá retornar à cena cultural até o final deste ano, após 13 anos sem atividades.
 
A assinatura da ordem de serviço para a obra ocorreu em solenidade com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e do promotor de Justiça do Meio Ambiente de Santos, Daury de Paula Júnior. “Estamos retomado este espaço com respeito à qualidade de vida da população”, disse o prefeito, se referindo ao isolamento acústico e recursos tecnológicos que irão permitir o controle da emissão de som.
 
A obra foi aprovada junto ao Ministério Público e órgãos do patrimônio histórico e terá investimento de R$ 1 milhão, provenientes do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), do governo estadual. A intervenção ficará a cargo da empresa Viabiliza e tem prazo estimado de seis meses. Após a conclusão, serão realizados novos testes de acústica para a aprovação da Cetesb.
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
 
A remodelação irá oferecer acústica de maior qualidade ao público. Serão instaladas paredes de vidro temperado laminado de 16 mm de espessura e altura de 3,5m, caixas de áudio auxiliares e revestimento das paredes do palco com forro acústico de madeira. Os artistas terão melhor infraestrutura com o novo piso de madeira plástica do palco e a sua ampliação, a instalação de rampa de acesso, reforma dos camarins e acessibilidade no sanitário existente.
 
O espaço ganhará sistema de climatização, assentos em PVC e capacidade de 370 espectadores (250 sentados e 120 em pé), com assentos para deficientes e obesos. Outra novidade é a revitalização de toda a área do entorno, que terá piso fulget, novo paisagismo, bancos em concreto, alteração na iluminação e instalação de piso tátil.
 
Atividades
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Raul Christiano, a nova Concha Acústica abrigará artistas independentes e locais em atividades variadas, desde apresentações de corais, saraus literários, peças teatrais curtas, comediantes, quartetos de cordas, cameratas de violões, entre outras.
 
O uso do local será controlado e os munícipes poderão conferir a quantidade de decibéis emitidos em painel digital na futura cabine de comando de som e luz.