Baixada Santista

SV lança campanha contra o racismo

20/03/2014
SV lança campanha contra o racismo | Jornal da Orla
Será lançada nesta sexta-feira (21) a campanha “São Vicente contra o Racismo”, da Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, que será apresentada, às 14 horas, no gabinete do prefeito Luis Claudio Bili. Na cerimônia, acontecerá ainda a instituição de 21 de março como o Dia Municipal de Luta pela eliminação da Discriminação Racial.
 
O projeto tem como objetivo superar a discriminação étnico-racial, mobilizando os gestores e a sociedade civil sobre o tema. Além disso, o trabalho contemplará ações contínuas nas políticas públicas.
 
A campanha contará com uma cartilha, juntamente com a criação de um site para recebimento das denúncias e um vídeo sobre a temática.
 
MASSACRE DE SHAPERVILLE- Em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo (capital da África do Sul), 20 mil negros protestavam contra a lei do passe que os obrigava a portar cartões de identificação e especificava por quais locais eles poderiam circular.
 
 Quando chegaram ao bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, os militares atiraram contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.
 
Em memória à tragédia, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a data como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.