Quem sofre com a oleosidade nos cabelos enfrenta todo tipo de problema. A água quente, os cosméticos à base de óleo e até o estresse ajudam a potencializar a ação das glândulas sebáceas, que deixam o cabelo oleoso. Mas, difícil mesmo, é encontrar uma receita que realmente funcione. Acompanhe 10 dicas para sofrer menos com a oleosidade:
DÊ ADEUS À ÁGUA QUENTE – Evite deixar a água do chuveiro em uma temperatura muito alta. A ação aumenta a oleosidade do couro cabeludo e faz com que as glândulas tenham novamente o efeito reverso.
CONTROLE AS MÃOS – Passar as mãos no cabelo e penteá-los várias vezes ao dia estimula o trabalho das glândulas sebáceas, por tração mecânica.
CUIDADO COM O CONDICIONADOR – Condicionador, só das pontas para baixo. O produto colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa.
SECADOR E CHAPINHA – Evite usar secador ou chapinha. O excesso de calor e a evaporação resultam em uma maior liberação de sebo.
ABANDONE OS ACESSÓRIOS – O uso de bonés e lenços também aumenta a oleosidade dos fios, porque o couro cabeludo acaba sendo abafado.
A ALIMENTAÇÃO – Opte uma alimentação balanceada, incluindo frutas, verduras e vegetais em seu cardápio e dispensando alimentos gordurosos e frituras, que só servem para agravar o problema.
DIGA SIM À HIDRATAÇÃO! – É importante não se descuidar. Aposte em fórmulas mais leves, feitas para fios que se enquadram nesta categoria. Sempre produtos adstringentes.
CUIDADO COM O MITO! – A oleosidade excessiva do couro cabeludo deixa os fios gordurosos, pesados e sem volume. É comum que, no fim do dia, eles fiquem com aspecto de sujos. Muita gente acha que não pode lavar a cabeça todos os dias, mas isso é um mito.
MEDIDA DE EMERGÊNCIA – O xampu a seco, mais conhecido como “talco”, pode melhorar a aparência dos cabelos em uma situação de urgência, como uma reunião ou festa de última hora. Aplique uma quantidade mínima do produto no couro cabeludo, espalhe e finalize escovando com o secador.
E… RELAX! – Pessoas estressadas tendem a produzir maiores taxas de óleo no couro cabelo, por isso, manter-se calma e relaxada nas tarefas do dia a dia é bom não apenas para o coração, mas também para os cabelos.