Beleza

Os cuidados com a pele conforme a idade

02/03/2014
Os cuidados com a pele conforme a idade | Jornal da Orla
Com o passar dos anos, a pele vai envelhecendo e os cuidados vão se modificando para mantê-la saudável. Cuidados diários tomados desde a juventude são essenciais para amenizar os efeitos da maturidade, explica a farmacêutica e cosmetóloga, Joyce Rodrigues. Confira as dicas e recomendações necessárias para cada faixa etária:

20 – Limpeza é essencial
 
Aos 20, o corpo está cheio de colágeno, o que deixa a pele e os cabelos mais belos e cheios de saúde. Nesta fase, é comum que ainda haja presença de acnes, resquícios da adolescência, por isso limpeza é primordial. “É indispensável investir em sabonetes com extrato de juá ou ácido glicólico, que limpam os poros e diminuem a oleosidade”, recomenda a farmacêutica. Investir em secativos com argila, enxofre ou melaleuca, também, é uma boa opção, já que aliar limpeza e cuidado intensivo ajuda a diminuir a acne. O uso de filtro solar diário, mesmo em dias nublados, também é essencial.

30 – O auge da beleza

É na faixa dos 30 anos que as mulheres costumam adotar um ritual diário de cuidados da pele. A atenção em áreas como pescoço, colo e ao redor dos olhos deve se redobrar – vale até investir em dermocosméticos desenvolvidos para elas.

“Produtos com Vitamina C são as melhores opções, já que a ação antioxidante deste ativo protege a pele e a hidrata”, sugere. Fazer esfoliação uma vez por semana também é interessante, pois promove a renovação da pele. Para a área dos olhos, a argirelina suaviza rugas de expressão. Para o rosto, todo os produtos com densiskin promovem luminosidade e revitalização da pele.

40- A magnitude


Nessa idade, todos os cuidados devem ser redobrados e, em muitos casos, a busca de um profissional é indispensável. “Ele pode, por exemplo, realizar procedimentos como o peeling,  que revitaliza e renova a pele”, explica.  Avaliar criteriosamente a pele é a melhor forma de decidir quais os ativos mais eficientes. Produtos com DMAE são indicados para pele flácida, pois revigoram os músculos e tonificam a pele. Quando se trata de rugas e linhas de expressão, o octapeptídeo  é ideal. Ao se maquiar, a mulher deve investir num hidratante ou primer com função lifting e evitar tons escuros, para não acentuar as linhas de expressão. 

50 – A busca pela suavidade


Cuidados intensos e reforço na hidratação são os segredos para manter a beleza da pele das mulheres de 50 anos. “As sessões estéticas devem ser realizadas com maior frequência, principalmente os procedimentos que amenizam os sinais da idade”, recomenda.  Algumas mulheres recorrem a métodos de preenchimento. Trata-se de uma intervenção interessante se for feita com sutileza e por um profissional qualificado. Já a maquiagem pede tons de rosa e o blush, que ajuda a dar vitalidade à pele. 

60- A maturidade


Com rugas acentuadas e perda de elasticidade, é nessa idade que a pele fica mais fina, flácida, frágil e desidratada, mas ainda é possível mantê-la saudável. “Aquelas que querem manter-se bem precisam investir, sobretudo, em hidratação”, explica Joyce. Os produtos mais recomendados são os que contêm ácido hialurônico, pois ajudam a suavizar rugas, além de aumentar o tônus e elasticidade da pele. “Na hora de se maquiar, invista neste truque: abuse dos lápis de contorno labial, que dão maior cobertura e não marcam as fissuras”, recomenda.