A prefeitura de Santos concluiu, na semana passada, os pregões eletrônicos para os serviços de acabamento do futuro Museu Pelé. O equipamento turístico funcionará nos antigos casarões do Valongo, que passam por obras de restauração e adequação. As sete licitações juntas atingiram o valor de R$ 1,8 milhão e preveem as contratações de empresas para execução de pisos, forros, bancadas, serviços elétricos, instalações de prevenção e combate a incêndio e cobertura de vidro.
Os serviços contarão com recursos repassados pelo governo estadual. Agora está em andamento a entrega da documentação pelas empresas vencedoras e a assinatura dos contratos com a administração municipal. “Na próxima semana já deve começar a colocação de forros, equipamentos de prevenção e combate a incêndio e dos sistemas elétricos. Já os pisos e bancadas de mármore e granito, além dos vidros, começam a ser confeccionados para instalação a partir de março”, explica a engenheira Larissa Cordeiro, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, supervisora da obra.
Estimado em R$ 38,2 milhões, o empreendimento é coordenado pela Ama Brasil, sob execução da MSC Engenharia, com investimentos do BNDES, Santander, Vale, MRS, Ultrafertil, Codesp, Londrina Bebidas, Ambev, Cesp, Sabesp, Sherwin Williams, Gerdau, Cosan, Ecorodovias, Santos Brasil, Carbocloro, Arosuco/Ambev, Trans Sistemas, Frioterm/Mitsubishi, Caio, Comgás, Café Cacique, Suzano e Lojas Garbo, além de recursos do governo estadual e doações da Odebrecht, Vivo, Libra e Miramar Empreendimentos Imobiliários.
Comissão
Para acompanhar os trabalhos, a prefeitura também criou a Comissão de Acompanhamento da Implantação do Museu Pelé (decreto n° 6.670). A nomeação dos membros foi feita pela portaria n° 14 do GPM (Gabinete do Prefeito Municipal), publicada em 18 de janeiro. O grupo é formado por 24 integrantes (12 titulares e 12 suplentes) do GPM, secretarias de Infraestrutura e Edificações, Desenvolvimento Urbano, Gestão, Cultura, Turismo e Serviços Públicos e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.