Casa e Decoração

Mais conforto no verão

10/01/2014
Mais conforto no verão | Jornal da Orla
verão está fazendo jus à fama de estação mais quente do ano e as temperaturas em estão mais altas que em anos anteriores. Para suportar as elevadas temperaturas dentro de casa, algumas mudanças na decoração podem tornar o ambiente mais agradável. 
Ideias simples e pequenas mudanças podem fazer a diferença na hora de receber os amigos e familiares ou contribuir para os moradores aproveitarem os espaços mais aconchegantes. O arquiteto Fabrício Forg dá dicas simples que podem ser adotadas sem grandes investimentos ou reformas.
Plantas em casa
Ter plantas no interior das residências é uma boa forma de amenizar o calor. “Determine o lugar onde você poderá ter um vaso de plantas, observe como se comporta a luz do sol e escolha a espécie ideal para trazer mais frescor à sua residência”, explica o arquiteto. Existem plantas que precisam de mais luz, outras de nenhuma, é preciso estar atento para ter a planta ideal para cada espaço.
Utilize cortinas e persianas
Por mais que a luz do sol seja benéfica, seu excesso pode comprometer a decoração e até estragar alguns materiais. “Tenha o cuidado de proteger janelas e vãos que se comunicam com o exterior por meio de cortinas ou persianas”, aconselha Forg. Para as cortinas, ele recomenda linho ou tecidos com tramas naturais, porque permitem que a claridade entre no ambiente. Já para as persianas, a melhor opção são as tramas naturais para as rolôs ou painéis ou paletas amadeiradas, já que permitem regular a intensidade da luz.
Aposte nas cores 
Dias ensolarados combinam com uma decoração mais alegre, por isso a dica é apostar em toques de cor, seja em tapetes ou objetos decorativos. “Aos mais ousados, vale investir em uma nova pintura na parede ou um novo acabamento como um papel de parede”, diz o arquiteto. Para quem prefere não ousar tanto, almofadas coloridas ou com tecidos que lembrem ondas do mar são uma boa opção. “Neste sentido, toda cor é válida quando a intenção é trazer a alegria do calor do verão para os interiores”, completa. Veja mais em www.ffor.arq.br.