Digital Jazz

1 ano sem Chick Corea

24/02/2022
1 ano sem Chick Corea | Jornal da Orla

Um dos nomes mais importantes da história do Jazz, o pianista, tecladista e compositor Chick Corea nos deixou em 09 de fevereiro de 2021, exatamente um ano atrás, aos 79 anos, vítima de um câncer raro.

Uma das suas composições mais marcantes para mim, “Spain” é um hino do Jazz, além das suas outras lindas criações, “500 Miles High”, “La Fiesta”, “Windows”, “Armando’s Rhumba” entre outros temas.

Ele começou a tocar piano bem pequeno com 4 anos de idade, incentivado pelo seu pai e suas primeiras influências foram os incríveis pianistas Horace Silver e Bud Powell.

Na carreira teve a honra e o privilégio de fazer parte da banda do genial trompetista Miles Davis na década de 60 e participou intensamente do surgimento do “Jazz Fusion”, uma grande revolução na sonoridade do gênero.

Outro trabalho marcante, já na década de 70, foi sua participação e liderança no grupo Return To Forever, ao lado de Stanley Clarke, Bill Connors, Al Di Meola, Flora Purim, Airto Moreira, Joe Farrell, Lenny White entre outros nomes importantes.

Já na década de 80 formou a Chick Corea Elekric Band, ao lado de John Pattitucci e Dave Weckl.

Foram mais de 50 anos de carreira e ele alcançou a expressiva marca de 23 prêmios Grammy, sendo um dos recordistas na categoria Jazz e os críticos de música diziam que ele havia ultrapassado os limites do gênero, pela sua rica e produtiva carreira.

Veio diversas vezes ao Brasil e tinha uma grande admiração pelos músicos brasileiros e pela sonoridade da nossa música.

Deixou uma linda mensagem para seus fãs dizendo: “Quero agradecer a todos os que ao longo de minha jornada ajudaram a manter as chamas da música queimando forte. Tenho a esperança de que aqueles que têm uma inclinação para tocar, escrever, se apresentar ou algo do tipo o façam. Se não por vocês mesmos, pelo resto de nós. Não é apenas que o mundo precisa de mais artistas, mas também porque é muito divertido”, Completou dizendo: “Minha missão sempre foi a de trazer a alegria da criação a qualquer lugar que eu pudesse, e fazê-lo com todos os artistas que eu tanto admiro – esta foi a riqueza da minha vida”, afirmou de forma muito inspirada.

Mr. Chick Corea foi um gênio e sua música ficará para sempre entre nós!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.