O Instituto de Biociências do Câmpus do Litoral Paulista (IB/CLP) da Unesp, em São Vicente, realiza, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o primeiro workshop temático sobre uso público em unidades de conservação e avifauna. O evento tem como objetivo sensibilizar os alunos da Unesp e membros das comunidades Cota 200, Bairro Fabri e Pinhal do Miranda, em Cubatão, sobre a preservação das aves em unidades de conservação.
Segundo o professor do CLP e responsável pelo encontro, Davis Gruber Sansolo, o objetivo é estimular o debate sobre a educação ambiental e o turismo (Programa e uso público em parques) nos parques estaduais.
“No caso da Mata Atlântica, a fauna é muito tímida, se esconde na floresta, e na maioria das vezes só é possível observar os vestígios como fezes e pegadas. No entanto, a avifauna é possível ser avistada ou percebida pelos sons. Na Mata, já foram contatadas mais de 800 espécies de aves. Trata-se de uma grande diversidade desses organismos presentes nesse bioma”, explica o professor.
Parcerias ambientais
A Unesp e o CDHU têm um convênio que apoia, por meio de um projeto de extensão, um curso de turismo de base comunitária.
Um dos objetivos do curso é incentivar a qualificação das comunidades da Serra do Mar para participarem do programa de uso público do parque, ou seja, para atuarem com turismo e educação ambiental, na medida em que o parque recebe escolas e turistas de diversas regiões.
De acordo com o professor Sansolo, a atividade de observação de aves pode ser uma importante fonte de geração de renda para a comunidade. “Eles podem desenvolver atividades de guiagem para observação de aves no parque. Para tanto, precisam ser sensibilizados e qualificados de maneira que possam ver a avifauna como organismos fundamentais para conservação da floresta”, ressalta.
Mais informações: https://www.facebook.com/caicaraunespclp/?nr
Confira a programação:
Dia 18 (quarta-feira)
Palestras e espaços de discussão abertos a todos os interessados
Horário: 9h Câmpus do Litoral Paulista – CLP
Dia 19 (quinta-feira)
Haverá uma “passarinhada” (atividade de observação de aves) no Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar. Serão disponibilizadas 15 vagas e será cobrada uma taxa de R$ 5 por participante.