Simplesmente Vinho

Vinho saudável

19/03/2016
Vinho saudável | Jornal da Orla
Enoleitores,
Na reunião deste mês da Confraria Meia Taça, o tema foi bastante rico e interessante. Uma nutricionista falou muito bem sobre Alimentação Saudável, abrangendo a parte gastronômica e, após, um sommelier falou a questão do vinho, já que na Europa este pertence à classe dos alimentos. Seu foco trouxe- nos uma reflexão e conscientização sobre se estamos realmente consumindo vinhos saudáveis e, para argumentar, seu discurso descreveu três categorias:
 
Vinhos naturais- São aqueles em que a videira é isenta de qualquer química. Porém, na elaboração do vinho, tolera-se pequena adição de anidrido sulfuroso (SO2) , para a correção de alguma imperfeição do vinho.
 
Vinhos Orgânicos- Os viticultores orgânicos não utilizam nada sintético no cultivo das uvas e adotam determinadas práticas de correção no processo de vinificação. Aí, cuidado! Pois nem todo o vinho que se diz orgânico obedece às normas de vinificação. Além disso, precisa ser credenciado ao órgão correto para a obtenção do selo.
 
Vinhos biodinâmicos- Nestes, o princípio desta teoria, a Antroposofia, se aplica tanto a uva como a vinificação. O objetivo é preservar a singularidade do terroir e diminuir ao máximo a intervenção humana em todo o processo, propiciando que, tanto o solo assim como a uva possam expressar o seu melhor.
 
Fica aqui a questão deixada na palestra: se realmente temos escolhido vinhos saudáveis para consumir, pois de nada adianta consumir alimentos saudáveis, ou até orgânicos, se o vinho não for da mesma maneira. Ou, então, se vinificado de modo tradicional, que tenhamos o cuidado de escolher um produtor idôneo!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!