Enoleitores,
Vamos falar um pouco sobre os vinhos fortificados, ou seja, aqueles com 15% ou mais de álcool, pela adição de conhaque ou álcool vínico durante a fermentação, para cessar o processo – já que as leveduras não sobrevivem ao teor alcoólico – e assim poder resistir melhor às viagens.
Há muitos anos, cerca de três séculos atrás, ninguém gostava muito dos vinhos da região do Douro, no Porto, em Portugal. Eram considerados muito tânicos, rústicos. Por isso, resolveram adicionar álcool, para que se mantivesse melhor até chegar à Inglaterra, o que o tornou mais alcoólico e deliciosamente doce, agradando bastante. Nascia o vinho do Porto – como existe até hoje, um clássico vinho escuro, de uma delicadeza inigualável…
Esta era uma época em que o comércio baseava-se em trocas. Portugal enviava vinhos enquanto recebia tecido dos ingleses, o que fortaleceu o comércio entre os dois países por muitos anos.
A Ilha da Madeira também produz os conhecidos com Madeira, fortificados ricos e calorosos, acentuando sabores de defumados e toque ácido, como os Bual e Malmsey. Vale a pena experimentar!
Há também o Jerez, o vinho fortificado na Espanha, na região da Andaluzia, mais precisamente em Jerez. O processo é bem diferente, pois o álcool é adicionado após a fermentação, originando um vinho seco. Mas existe também o jerez oloroso dulce, deliciosamente doce.
Vale lembrar que no sul da Itália, mais precisamente na Sícilia, produz-se o Marsala fortificado e ainda o Moscato de Pantelleria, boas e tradicionais bebidas regionais.
Estes vinhos costumam ser de cor escura, exalando sabor de uva passa, açúcar mascavo e calda de ameixas, entre outros. Combinam bem com alguns queijos fortes, tipo os azuis, assim como sobremesas. O vinho do Porto também combina com algumas sobremesas à base de chocolate.
São vinhos que não se limitam à combinação com gastronomia, pois podem ser degustados sozinhos como aperitivos, digestivamente encerrando uma refeição, ou, simplesmente, acompanhando um bom charuto.
Enoabraços e uma ótima semana a todos!