A Prefeitura de Guarujá em conjunto com os demais órgãos ambientais e de segurança Estadual e Federal vem atuando fortemente para garantir a qualidade de vida dos moradores e a integridade do meio ambiente, após o incêndio ocorrido na empresa Localfrio, no dia 14 de janeiro. Entre essas ações, um dia depois do incêndio, a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, disponibilizou uma estação automática móvel para avaliar a qualidade do ar no Jardim Boa Esperança.
A estação está instalada no Posto de Bombeiros (Rua Capitão Alberto Mendes, 225, Jardim Boa Esperança), próximo a empresa Localfrio.
O equipamento monitora a concentrações de dois poluentes: material particulado inalável (MP10) e dióxido de nitrogênio (NO2). Os resultados são acompanhados diariamente pelos técnicos da Cetesb. Este tipo de estação se caracteriza pela capacidade de processar na forma de médias horárias, no próprio local e em tempo real, as amostragens realizadas a intervalos de cinco segundos, existindo um monitor específico para cada poluente medido.
Com a finalização do incêndio e dos trabalhos de rescaldo, no dia 16, não são mais liberados poluentes, porém a qualidade do ar é dinâmica e varia em função das fontes de emissão de poluentes para a atmosfera e das condições meteorológicas, por isso a Cetesb ainda não definiu até quando a estação ficará no local.