Enoleitores,
Estamos no auge de nosso verão! Calor, férias, praias cheias… e nós, da turma do vinho, podemos aproveitar para levarmos nossa bebida predileta à praia, ao passeio de barco, à piscina, enfim, onde nossa criatividade desejar…
Quanto à piscina, costuma ficar fácil, pois já tem estrutura de taças, gelo etc.
Para outros passeios, incluindo-se a praia, o ideal é levarmos num recipiente térmico repleto de gelo, vinhos pequenos, como os servidos nos voos, de 187ml, equivalente a uma dose. Até meia garrafa, que não dá tempo de esquentar, podendo ser desde espumantes, que transmitem alegria e frescor, pela acidez e borbulhas, ou ainda, brancos e rosés…
Quando for comprar, o ideal é escolher o de abertura em screw cap, ou seja, aquela tampa de metal que você só desatarracha – nem precisa abridor! Os vinhos com esta vedação servem justamente para isso, serem tomados jovens.
Hoje, temos lindas taças de espumantes de acrílico, bem coloridas. Assim, cada qual cuida da sua.
O melhor de tudo é que a gente bebe geladinho, mantém-se leve e disposto, e não fica estufado, ou com sono, como outras bebidas mais pesadas.
Ousando e usando a criatividade, vocês podem tomar um espumante acompanhado de morango fresco ou liquidificar as frutas, como abacaxi e pêssego fresco, para ir fazendo a mixagem com o espumante na hora, tipo o Bellini. Se for complicado, pode-se inclusive recorrer à polpa de fruta já pronta, não é igual, mas serve para facilitar…
Se optar por vinhos brancos tradicionais, há os mais leves, refrescantes, como o vinho verde da uva loureiro, os de pinot grigio italianos, os da uva insólia, da Sicilia, e os brancos do Luar, da Alemanha, entre tantos. Refrescam deliciosamente, ainda mais se acompanhados de um queijinho de massa branca ou aperitivos à base de frutos do mar, pondendo tornar suas férias muito mais prazerosas e relaxantes…
Lembrem-se também que temos excelentes vinhos rosés, que acompanham muito bem estas entradas e são bastante versáteis, com seus aromas frutados, florais e herbáceos. No paladar , alguns com mais corpo e frescor, que podem causar mais prazer ainda com comidinhas mediterrâneas. Agora, é só programar e se organizar, para se refrescar neste verão de forma mais gostosa. Use e abuse dos vinhos!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!