Enoleitores,
Esta semana a Confraria Meia Taça reuniu-se para conhecer melhor os tradicionais cortes de vinhos tintos portugueses. Foram eleitos um representante do Alentejo, Douro e Dão.
O objetivo da noite era conhecer as castas empregadas em cada corte e o estilo do vinho, através da discussão dos diferentes aromas e sabores, preferências e harmonizações. A prova foi às cegas para que os rótulos não interferissem na escolha e votamos a preferência de cada uma para que chegássemos ao consenso do grupo, que descrevo respeitando a ordem das preferências.
Os três vinhos foram decantados com antecedência.
Iniciou-se com o Douro , servimos o Crasto Superior DOC 2012 , um vinho de coloração vermelho rubi violáceo, aromas de frutas negras, especiarias como pimenta do reino preta e no final abriu-se um caramelo, na boca seco, boa acidez, taninos finos, equilibrado,corpo médio mais, persistente deixando na boca um sabor de compota de amora.
Seguimos para o Alentejo, através do Cartuxa Colheita 2010 , apresentava cor vermelho rubi, no olfativo sentimos frutas negras em compota, especiarias, toque herbáceo , chocolate; no paladar era seco, acidez correta, equilibrado , boa persistência, deixando um gostinho de ameixa em calda.
O último a ser servido foi o representante do Dão, Ribeiro Santo Reserva 2011,um vinho de vinificação moderna , apresentava cor vermelho rubi violaceo, exalava aromas de frutas negras maduras, especiarias como cravo e couro, no palato era seco, acidez correta, taninos médios, equilibrado, longo com retro-olfativo de ameixas maduras.
Os três vinhos estavam prontos para serem bebidos , e todos pediam gastronomia , principalmente o Douro e Dão. Eram vinhos que combinavam muito bem com carnes assadas como cordeiro, leitão,cabrito, mas nesta noite servimos como prato principal o porco preto do Alentejo, que para a surpresa de todas casou muito bem com os três vinhos.
Foi uma experiência agradável e cultural, pois, com certeza, aprendemos sobre particularidades de cada região e melhoramos nossa percepção dos cortes clássicos de Portugal
Enoabraços e uma ótima semana a todos!