Simplesmente Vinho

As Taças de Champanhe

17/10/2015
As Taças de Champanhe | Jornal da Orla
Enoleitores,

Tivemos esta semana pela ABS Litoral, na Piccola Forneria, uma degustação de champanhes franceses, o que me fez refletir sobre as mudanças que foram ocorrendo no formato das  taças com o passar dos anos, e se eu tivesse degustando aqueles vinhos na taça Grand Cru, se poderia estar extraindo mais prazer…

Com isso, viajei no tempo e lembrei de antigamente, quando havia brindes ou mesmo em casamentos, era servido o champanhe na taça coupé, aquelas mais baixas e abertas…

Diz a lenda que  foi moldada nos seios de Maria Antonieta, era mais baixa e com a boca alargada dificultava a formação da espuma, seus aromas se perdiam no ar. Esta taça não é adequada aos Brut, mas é ideal para os espumantes doces como a Asti Cinzano, pois o açúcar do vinho espalha-se na língua toda.

A taça mais usada em eventos atualmente é a Flute (ou flauta), onde pode-se  perceber a qualidade da perlage, exalar melhor os  aromas e espalhar-se sobre a língua proporcionando maior percepção gustativa.

Porém para os champanhes safrados e especiais recentemente surgiram as taças conhecidas como Grand Cru. Estas são curvas, abrindo-se um pouco no bojo, propiciando uma exalação de aromas melhor e uma percepção maior dos sabores.

Aproveitem e quando tiverem a oportunidade abram um bom espumante ou champanhe e se tiverem ainda as taças coupes sirvam nesta e na flute, vocês perceberão facilmente a diferença, aí com certeza vão sair em busca da grand cru para usufruir melhor deste prazer!

Enoabraços é uma ótima semana a todos!