Simplesmente Vinho

Espanha e suas classificações

19/09/2015
Espanha e suas classificações | Jornal da Orla
Enoleitores, 

Atualmente encontramos tantos bons vinhos espanhóis, mas muitas vezes é difícil entendermos os dizeres dos rótulos para podermos comprar, por isso vou tentar esclarecer um pouco a vocês.

A legislação vinícola classifica seus vinhos de acordo com a permissão para o tempo mínimo de maturação em carvalho e em garrafa para comercialização em Joven, Crianza, Reserva e Gran Reserva. Vamos lá:

Joven: são os vinhos sem passagem ou então uma rápida passagem, menos de seis meses em barricas de carvalho e podem ser vendidos imediatamente, exemplo, o produtor pode vinificar este vinho em aço inox, engarrafar e já levar ao mercado.

Crianza: são os que permanecem o mínimo de seis meses em barricas de carvalho e depois permanecem mais dois anos na vinícola antes de serem liberados para a venda. Aqui há a exceção dos Rioja e Ribeira del Duero, que passam 12 meses em barricas, no mínimo.

Reserva: são os que precisam amadurecer por 12 meses no carvalho e três anos engarrafados na vinícola antes de irem ao mercado.

Gran Reseva: permanecem no mínimo 18 meses em carvalho e são comercializados após cinco anos. Aqui também há a exceção da Rioja e Ribera del Duero, que de acordo com a legislação local devem permanecer um mínimo de 24 meses em carvalho.

Os vinhos branco e roses também podem passar por madeira e descansar antes de saírem para o mercado, costumam todos permanecer apenas seis meses em barricas e em garrafa os Crianza um ano. Os Reserva dois anos e os Gran Reserva quatro anos antes de saírem ao mercado.

Espero ter auxiliado vocês. Na hora de escolher um vinho poder adquirir de acordo com aquilo que esperam na hora de saboreá-lo…

Enoabraços e uma ótima semana a todos !