Enoleitores,
Continuando nossa série Brasil, uma das vinícolas que me impressionaram bastante pela qualidade de seus vinhos e pela sua moderna estrutura, foi a vinícola boutique Alma Única, de propriedade do enólogo Márcio Brandelli, que nasceu no vinho, mais precisamente na família da Don Laurindo, que produz uvas no vale dos vinhedos desde 1887. Estudou em Bordeaux e a proposta do Márcio é de fazer o melhor vinho do Brasil, seu desejo é ser a Ferrari dos vinhos, pois levou 10 anos projetando a vinícola para que tivesse tudo de mais moderno. Assim as próximas gerações não sofrerão o que ele sofreu para tentar fazer um bom vinho. Inaugurou a vinícola em 2008 e sua 1º safra foi em 2010. Ao elaborar os vinhos, todo o processo de passagem pelos estágios de produção são por gravidade para não precisar usar o bombeamento, anulando os riscos de sementes e cascas serem esmagadas como também impedindo a entrada de oxigênio. Todos seus vinhos passam em barricas de carvalho 75% francesas e 25% americanas de 225 litros.
Por ter estudado em Bordeaux, tenta fazer vinhos naquele estilo, pois são vinhos finos elegantes e sedosos. Inclusive o nome da vinícola foi escolhido pela sua filosofia de fazer um vinho com alma e cada vinho é único. Produzem somente espumantes e vinhos tintos, o destaque ficou para o seu Shyraz Reserva 2012, estagiando por 18 meses 50% em carvalho francês e 50% carvalho americano. Apresentava aromas de frutas negras maduras, especiarias pretas, bom equilíbrio de álcool, taninos finos e presentes, podendo ser bebido agora ou daqui uns cinco anos. Degustamos também direto do tanque a safra 2013 que ainda não foi engarrafada e já estava maravilhoso, elegante, sedoso, vai ser uma surpresa quando sair para venda. Também o seu único blend o quatro castas superprêmio; 35% Malbec, 35% Merlot, 15% Shyraz , 15% Cabernet Sauvignon, vinificado separadamente, estagiando por 25 meses em carvalho, apresentava cor vermelho escuro, aromas de frutas maduras, chocolate, especiarias pretas, na boca seco, encorpado, taninos maduros e elegante.
Esta foi uma boa descoberta do Vale dos Vinhedos, pois apesar das dificuldades encontradas para se produzir vinho no Brasil, o Marcio está no caminho certo, merece ser provado.
Confira no site www.almaunica.com.br
Enoabraços e uma ótima semana !