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Empresa santista cria portal para facilitar marcação de consultas

23/07/2015Da Redação
Empresa santista cria portal para facilitar marcação de consultas | Jornal da Orla
Às vezes, conseguir marcar uma consulta médica pode demorar dias: seja porque o telefone do consultório está sempre ocupado, seja porque o horário de trabalho de quem precisa fazer o agendamento é o mesmo do de funcionamento da clínica. E, quando finalmente o paciente consegue falar com o atendente, é necessário ter paciência e muita sorte para encontrar uma data disponível e que não coincida com outros compromissos.

Foi justamente o que ocorreu com o analista de sistemas sênior Fábio Palumbo, em 2013. “Eu iria fazer um checkup e deveria marcar cinco ou seis consultas com diversos especialistas”, lembra. “Praticamente, perdi uma semana e não consegui agendar com todos. Então, pensei: trabalho com desenvolvimento de soluções para melhorar a vida das empresas; por que não criar algo que agilize a marcação e evite este problema que passei agora?”.

Diretor da Concept, uma empresa de Santos especializada em soluções tecnológicas, Palumbo teve, então, a ideia de criar um site de agendamentos de consultas. O objetivo era acabar com esses entraves e facilitar a vida de quem precisa agendar com um profissional da área da Saúde.

Nascia aí o Portal das Consultas, site que reúne médicos, fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, além de planos de saúde e odontológicos. “Em poucos minutos, é possível escolher o profissional, o dia e o melhor horário para a consulta”, comemora o analista de sistemas. O serviço entrará no ar no dia 1º de agosto.

“Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não encontre algum tipo de entrave na hora de marcar uma consulta médica ou com outro profissional da Saúde”, afirma o idealizador do site. “Às vezes, a pessoa sai para trabalhar e só lembra que precisava fazer o agendamento quando volta para casa, à noite. Ou, quando tenta fazer isso durante o dia, o telefone da clínica está ocupado e ela acaba perdendo um tempo considerável”.

Além de facilitar a vida de quem precisa marcar uma consulta, o portal também tem como objetivo tornar mais visível o profissional. Conforme levantamento feito pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e o Conselho Federal de Medicina, havia 3.243 médicos na Baixada Santista em 2012.
Ainda segundo a pesquisa Demografia Médica no Estado de São Paulo, 2012, somente em Santos, cidade sede da região, eram 2.520 médicos.
Vantagens

A criação do portal levou oito meses. Durante este tempo, Palumbo contou com o auxílio do analista de sistemas Jean Dobler, líder do projeto, e de Marcos Alexandre Lopes, que cuidou da parte comercial.

Entre as vantagens oferecidas pelo portal, Palumbo destaca a gratuidade do serviço para quem deseja marcar as consultas. “A pessoa também não corre o risco de se esquecer do atendimento, já que ela recebe três e-mails lembrando-a da consulta, dois dias antes, um dia antes e no próprio dia da consulta, com três horas de antecedência”.

Outra vantagem para o paciente é a possibilidade de desmarcar a consulta até 48 horas antes, além do ganho de tempo e a economia com telefone, seja fixo ou móvel.
Já para os profissionais que querem ter seus nomes na lista de especialidades, Palumbo destaca duas vantagens imediatas: “Para que tem consultório e secretária, o site irá possibilitar duas economias: uma, financeira, com a redução do custo de telefonia, tendo em vista que hoje a maioria das confirmações de consulta são ligações realizadas para celular, e a outra, de recursos humanos, pois a secretária terá mais tempo para outras tarefas, ao invés de ficar tantas horas no telefone”.

O portal oferece dois meses de degustação, totalmente gratuitos. Após esse período, ele tem quatro opções de pacotes básicos: mensal (R$ 69,90), trimestral (R$ 199,21), semestral (R$ 377,46) ou anual (R$ 671,04).

Todos os pacotes básicos incluem controle de agenda, relatórios de consultas realizadas, configuração de lembrete dos pacientes, cadastro de assistentes e suporte.

“O sistema contará com algo diferente: os profissionais irão se cadastrar e o sistema irá adicionar a cidade e o plano que a pessoa parametrizar”, explica Palumbo. “Dessa forma, temos a possibilidade de ter todos os planos aos quais o profissional for conveniado”. Outro diferencial é a possibilidade de uma única assinatura poder estar vinculada a endereços de atendimento diferentes. “Ou seja, se o profissional atende em locais diferentes a cada dia da semana, a agenda será por local e não por CPF do profissional”.

Ao se tornar um associado, de acordo com Palumbo, o profissional poderá contar com uma agenda gerenciável. “Ele também poderá fazer o controle de horários completo e, ainda, administrar as consultas particulares e os convênios”.