Enoleitores,
Continuando nosso papo da semana passada, de acordo com a matéria divulgada pelo JP Pérol em seu blog sobre as regiões da França incluídas no Patrimônio da Humanidade, hoje apresentamos a Borgonha, incluída como paisagem cultural devido aos seus vinhedos cuidadosamente delimitados no sul de Dijon.
Conhecidos como Cotes de Beaune e Côtes de Nuits, por essas propriedades apresentarem um tipo de solo único, todos produtores cultivam a uva Pinot Noir e produzem um vinho com um sabor único, mesmo considerando-se a vizinhança. Esta justa homenagem feita pela Unesco foi listadas em duas partes diferentes:
A primeira, que consiste em proteger os 40 vilarejos, entre tantos, os famosos Pommard, Vosne Romanée, Grevey – Chambertain, Aloxe Corton, assim como toda a cidade de Beaune.
A segunda propriedade é o centro histórico de Dijon, pois foi lá onde foram tomadas todas as decisões políticas desde a época do Ducado de Borgonha.
Enfim, para nós, amantes do vinho, teremos graças à atitude da Unesco, agora e para próximas gerações, um exemplar único no mundo, que se perpetuará salvo pelo Patrimoônio da Humanidade !
Enoabraços e uma ótima semana a todos!