Crianças e adolescentes com idade entre 5 e 18 anos podem participar dos cursos gratuitos de música do Cubatão Sinfonia, programa sociocultural desenvolvido na Cota 200. As inscrições acontecem até dia 13 de julho, das 9 às 16h, na sede do programa, que fica na Av. Principal, 1016 (Cota 200).
É necessário levar original e cópia do RG ou certidão de nascimento, uma foto 3×4 e comprovante de residência, sendo que as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável.
São oferecidas vagas nos cursos de musicalização infantil, iniciação à dança e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita). Os alunos têm aulas teóricas e práticas, e são acompanhados por monitores. Depois de integrados aos estudos, podem participar de grupos como Camerata de violões, sextetos e quintetos de metais.
O coordenador técnico do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, afirma que há dois anos o projeto tem como prioridade a formação para crianças, por isso as aulas estarão disponíveis para a garotada a partir dos cinco anos de idade. “Antes, a meninada só ingressava a partir dos 7 anos. Nossa ideia é dar todo embasamento teórico e despertar na criança, o interesse real pela música, de maneira que conclua o curso de musicalização apta para escolher o instrumento musical que deseja se dedicar”, afirma.
Atualmente, o Programa Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Anglo American por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Isso, sem contar que desde 2012, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2922 projetos de todo o país.
Mais sobre o Programa – Criado para atender jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina música e coral desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Atualmente tem 150 cadastrados que, além das aulas, compões os grupos de câmara, Fanfarra da Escola Maria Helena. Recentemente, foi criado o Projeto Orquestra Jovem Cubatão Sinfonia, onde são atendidos 30 jovens com até 21 anos de idade.
Deixe um comentário