Simplesmente Vinho

Grand Crus da Alsace

27/06/2015
Grand Crus da Alsace | Jornal da Orla
Enoleitores,

Estivemos em uma palestra sobre os Grand Crus da Alsacia, ministrada pelo sommelier francês Olivier Bourse, e posso dizer que valeu a pena conhecer um pouco mais sobre a viticultura da região.

A Alsace é uma região da França na divisa com a Alemanha e Suíça, que produz vinhos desde 900 DC e tem um clima privilegiado, com o verão bem quente e o inverno rigoroso, dias ensolarados e noites frias que ajudam na maturação das uvas, tornando-as mais aromáticas.

Seus vinhos recebem uma AOC (um certificado francês). São 51 AOC Grand Crus distintas, que se encontram em 11 vilarejos na parte mais alta da montanha (vosges). As uvas da Alsace são sete: Pinot Blanc, Riesling, Pinot Gris, Gerwurztraminer, Muscat D’alsace, Pinot Noir e Sylvanner. Os vinhos elaborados com a cepa Muscat D’alcase são ideais para acompanhar aperitivos; já o Rielisng vai maravilhosamente bem com os frutos do mar e mariscos; o Pinot Gris ideal para as carnes brancas e o Gerwurztraminer para queijos, ficando melhor ainda com queijo de cabra.

Degustamos sete vinhos, sendo seis biodinâmicos e um normal. Destes setes três foram produzidos com as uvas Riesling; dois com a Pinot Gris e outros dois com as Gerwruztraminer.

Para podermos comparar os diferentes Grands Crus, o Riesling que mais me impressionou foi Alsace Grand Cru Altemberg, de Bergheim 2007, do Domaine Gustave Lorentz. Apresentou uma acidez boa, cor amarelo palha para o dourado, brilhante, aromas de abacaxi em calda e pera, na boca seco e com muito mineral, complexo, equilibrado, final de boca longo. 

O Pinot Gris Alsace Grand Cru Kessler 2006, Domaine Schlumberger, de cor amarelo palha verdeal, aromas de mel, frutas brancas como pera, toque floral, na boca elegante e completo.

O Gerwurztraminer Alsace Grand Cru Zinnkoepfle 2010, Domaine Çeon Boesch, foi uma ótima surpresa. De coloração amarela dourada, brilhante parecia untuoso, no nariz, muito floral, aromas de lichia bem presentes, anis estrelado, mel,no paladar seco, elegante, equilibrado, muito complexo e com um final de boca excelente, deixando gostinho de frutas cítricas.

Foi uma viagem maravilhosa, em que podemos sentir as diferentes uvas de uma região, que produz 90% de vinhos brancos e que são ideais para o nosso clima.
Aprendemos ainda que os vinhos brancos Grand Cru da Alsacia podem ser degustados com até 10 anos, pois são vinhos de guarda.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!.