Garantia de destino correto para cargas importadas que chegam ao Porto de Santos e são direcionadas aos terminais da Santos Brasil em Santos e Guarujá. Essa é a principal vantagem proporcionada pelo novo Sistema de Redestinação de Cargas da Santos Brasil para agentes de carga, despachantes aduaneiros e importadores.
A partir de agora, esses clientes podem enviar à Santos Brasil o Bill of Landing (BL), documento exigido para cada transporte marítimo, ao anexá-lo no site da companhia em formato PDF. O sistema lê as informações automaticamente, de forma pioneira no Porto de Santos, e elimina possíveis erros de digitação, mitigando riscos de divergências entre os documentos recebidos pela Santos Brasil e a comunicação com a Alfândega de Santos. “A confirmação chega em instantes e sem erros devido à não manipulação de documentos”, diz o diretor comercial da Santos Brasil, Wagner Toffoli.
O novo sistema permite ainda a inclusão de informações adicionais, o que não era possível no procedimento adotado anteriormente. “No caso de cargas reefers, o cliente pode cadastrar a temperatura adequada para o contêiner”, explica Toffoli. Outra vantagem nesta inovação é o painel de controle, onde o cliente pode conferir o status de todas as cargas que cadastrou, por exemplo, se já foram descarregadas no terminal ou enviadas para os demais recintos alfandegados.
Antes do lançamento dessa ferramenta, o cliente precisava enviar ao BL para a Santos Brasil por e-mail e aguardar uma resposta. Apesar da novidade, a opção via e-mail continuará disponível para quem preferir.