Porto

Marinha interdita heliponto e proíbe embarque e desembarque na plataforma de Mexilhão

17/03/2015
Marinha interdita heliponto e proíbe embarque e desembarque na plataforma de Mexilhão | Jornal da Orla
Na última segunda-feira (16), a Marinha interditou o heliponto da Plataforma de Mexilhão, localizada a 140 quilômetros de São Sebastião, após inspeção de homologação do equipamento, depois que uma não conformidade foi verificada. A informação foi passada pelo Geplat aos embarcados.

Segundo os diretores do Sindicato, um dos requisitos não atendidos foi a pintura do heliponto, que havia sido removida para nova demarcação, mas que não foi refeita, devido à falta de condições necessárias para pintar. Com isso, todos os voos de embarque e desembarque foram cancelados, inclusive os de emergência estão proibidos de pousar. 
 
Os serviços de mergulho, serviço a quente ou em altura também estão paralisados. Só os trabalhos com risco mínimo serão liberados. Os petroleiros que tinham embarques programados foram informados do cancelamento das decolagens.
 
A única aeronave com permissão para pousar na plataforma é a da Marinha, que só voltará à embarcação, após o atendimento das exigências e com pré-agendamento, pois o órgão segue visitas programadas.
 
Perigos e precauções
O Sindicato quer que a empresa garanta a segurança dos petroleiros e se for o caso, paralise a produção, mantendo o gás do pré-sal passando pelo gasoduto e trabalhar com quadro mínimo a bordo, apenas para manter as condições de habitabilidade.