Meio Ambiente

Professor da Unesp de SV publica texto sobre a pesca de espécies ameaçadas

11/03/2015
Professor da Unesp de SV publica texto sobre a pesca de espécies ameaçadas | Jornal da Orla
O professor doutor da Unesp de São Vicente, Marcelo Antonio Amaro Pinheiro, foi um dos autores de uma carta publicada na revista americana Science, em defesa de 475 espécies aquáticas ameaçadas de extinção.

O texto está na edição da Science de sexta-feira (6). A carta expõe o impasse gerado no Brasil a partir da divulgação, envolvendo indústria pesqueira, pescadores artesanais, pesquisadores e Governo Federal. Isso ocorreu porque 83 dessas espécies são pescadas comercialmente. 

No entanto, os cientistas brasileiros e americanos acreditam que a Lista Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção tem menos efeitos do que vem sendo debatido, pois trata da captura contínua e comércio de peixes classificados como vulneráveis.

A lista foi revisada e atualizada por cerca de 1.300 pesquisadores de universidades e institutos de diferentes regiões do País, em processo que durou cinco anos. Para os especialistas, a melhor alternativa é o trabalho conjunto entre representantes do governo, do meio científico e da área da pesca, buscando melhores estratégias para a solução do problema.