Simplesmente Vinho

Consulte um sommelier

20/02/2015 Cristina Barbosa
Consulte um sommelier | Jornal da Orla
Enoleitores,
 
Hoje vou alertar os leigos para não se inibirem ao pedir um vinho em restaurantes.  Não hesite, o ideal é consultar o sommelier, pois ele é treinado e estuda para oferecer o melhor custo benefício, assim como o vinho que melhor acompanhará o seu prato.  Vamos ver: uma pizza de quatro queijos, o normal é pedir um vinho tinto encorpado, mas a sugestão seria um vinho branco da uva chardonnay, que, com queijos gordurosos, torna-se uma combinação perfeita, pois a acidez do vinho desengordura o palato – o que não vai ocorrer com o tinto encorpado, que vai carregar ainda mais o paladar. Se você quiser mesmo tomar um tinto, que ele seja leve tipo um Chianti, Dolceto ou um Primitivo, que vão cair bem com a piz-za de Calabresa, Peperoni ou Presunto Parma. 
 
Nas churrascarias, o que indico são os vinhos mais tânicos, como Cabernet Sauvignon, Malbec ou Tannat: com os taninos mais presentes, seco e amargo vão se equilibrar perfeitamente às carnes gordurosas. Não nos esqueçamos dos Rosés, pois se você chega a um restaurante e pede um Talharim à Frutos do Mar,  o Rosé é o ideal. Mas, se você pedir um bacalhau, voltamos ao branco, principalmente um da uva Alvarinho. 
 
Para as comidas japonesas ou asiáticas, boas pedidas são os espumantes e, novamente, o vinho branco da uva Sauvignhon Blanc. Culinárias condimentadas com especiarias, tipo síria, casam com um tinto da uva Shiraz.  O que precisamos ter em mente é que um prato bem elaborado merece uma companhia à altura, e escutar a opinião do sommelier, fazendo a  harmonia do vinho com o prato, deixará você com excelentes recordações. A dica é que não sejam rígidos, façam experiências e sintam o prazer da harmonização entre vinho e comida. 
 
Enoabraços e uma ótima semana!