Simplesmente Vinho

Os novos selinhos dos vinhos chilenos

13/02/2015
Os novos selinhos dos vinhos chilenos | Jornal da Orla
Enoleitores,
 
Continuando nosso papo sobre o Chile, não poderia deixar de comentar também as novas nomenclaturas, que são os selos obrigatórios para especificar cada região e que servem para nos orientar melhor sobre qual o tipo de vinho que queremos beber ou comprar. A cor de cada selo designa uma região do país:  azul, refere-se à Zona da Costa; amarelo, a região Entre Cordilheiras; e a cor laranja para a área dos Andes.
 
Os vinhos com os selos da cor azul são para os produzidos em regiões como o vale do Aconcágua, o da Casablanca e de San Antônio. Estes locais, devido à influência marinha e ao vento frio, produzem vinhos brancos frutados com ótimo frescor e acidez. Já os tintos são elegantes, potentes e suculentos para o clima frio, feitos com as uvas pinot noir e syrah. Como exemplos destes bons vinhos, recomendo os dos produtores Casa Mariño, Leyda e Matetic. 
 
O selo de cor verde serve para os vinhos produzidos no centro do país, a região que se denomina “entre cordilheiras”. É assim chamada pois mantém-se entre a Cordilheira da Costa e a Cordilheira dos Andes, um local mais quente e protegido dos ventos. É composta pelas regiões dos vales do Maule, Curicó, Rapel, Maipo, Bío Bío,  Itata  e Malleco. Nestes locais, se produzem vinhos de caráter mais equilibrado. Encontramos bons produtos da Viña San Pedro, Concha y Toro, Santa Rita e Santa Carolina.
 
Já o selo de cor laranja, que compreende os Andes, engloba os vales do Choapa, Elqui, Aconcágua Andes e Maipo Andes, entre outros. Nestas localidades, são produzidos excelentes vinhos tintos, os chamados de alta gama, com grande estrutura, muita elegância e personalidade bastante forte, como o Alma Viva, Don Melchior, Casa Real e Altair.
 
Outra novidade chilena é a qualidade dos vinhos produzidos com as uvas syrah, que vai se tornar uma das mais importantes do país. Hoje, sua uva emblemática e mais conhecida é a carmenére, principalmente pelo markenting que se desenvolveu para promovê-la. 
 
Porém, vocês precisam provar os novos vinhos varietais da uva syrah chilena! Depois me contem… 
 
Enoabraços e uma ótima semana a todos!