Nas praias de Santos é possível encontrar praticantes dos mais variados esportes, como os tradicionais futebol e volêi, até uma das modalidades mais recentes, como o beach tennis. O esporte, que chegou à região há seis anos, é uma mistura de frescobol, badminton, futevôlei e, claro, tênis.
O beach tennis pode ser disputado individual ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. O objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com o “no-add” (sem vantagem). Cada jogador saca um game inteiro. O saque difere do tênis, já que pode ser executado de qualquer lugar da quadra e, se raspar na fita e passar para o lado adversário, o ponto continua.
O santista Marcus Vinícius Cardozo Ferreira, atleta profissional número 5 no ranking mundial, explica que os benefícios são os principais atrativos da modalidade: “este esporte melhora o condicionamento físico, a força e resistência muscular. Qualquer pessoa pode praticar. Na escola que a Associação Santista de Beach Tennis mantém em parceria com a Prefeitura, temos de crianças a idosos”.
O esporte já conquistou mais de 300 mil praticantes em todo o mundo. Na Baixada Santista não poderia ser diferente! Tanto que, nos fins de semana de janeiro, acontece o Circuito Paulista de Beach Tennis, que visita as praias de Peruíbe (dias 10 e 11), São Vicente (17 e 18) e Guarujá (31/1 e 1º de fevereiro). Em Santos, o campeonato acontece nos dias 23, 24 e 25, na praia do Gonzaga, e promete ser mais do que especial, com expectativa de receber mais de 400 atletas e entrada franca ao público.
A ASBT oferece, além das aulas em parceria com a Secretaria de Esportes, aulas particulares para quem já está em um nível avançado. As aulas acontecem na praia do Boqueirão, entre o canal 3 e a avenida Conselheiro Nébias. Mais informações: 99647-4547.
Regras do beach tennis
Campo – A dimensão do campo para jogos em dupla é de 16×8 metros, dividida por uma rede de 1,70 metro de altura, como a do badminton.
Jogo – O objetivo é devolver a bola, sem ressalto no chão, para o campo adversário
Pontuação – A pontuação é 15, 30, 40. Ganha o jogo quem chegar no 40. Caso ocorra empate na pontuação, a decisão é por morte súbita
Toque na rede – Sempre que o serviço é tocado na rede, a jogada deve continuar.
Serviço – É efetuado atrás da linha de fundo. A bola deve ser atingida pelo adversário antes de tocar o solo.