Meio Ambiente

Concurso fotográfico terá como foco “Programa Bandeira Azul”

19/11/2014
Concurso fotográfico terá como foco “Programa Bandeira Azul” | Jornal da Orla
Guarujá possui a única praia urbana da América Latina com a certificação internacional Bandeira Azul – a Praia do Tombo, que recebeu no último sábado (15) a certificação pelo quinto ano consecutivo em cerimônia realizada no Núcleo de Educação Ambiental Paulo Tendas, no Tombo. A Marina Nacionais, que fica na Estrada Guarujá Bertioga, também receberá no próximo dia 29, a certificação Bandeira Azul pela segunda vez consecutiva. Com isso, o Guarujá ostentará novamente na Temporada 2014/2015 duas Bandeiras Azuis.
 
Durante o evento no Tombo foram assinados dois decretos: o primeiro cria uma Comissão para estudo e elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica – PMMA de Guarujá, que promoverá estudos e diagnósticos da situação atual dos remanescentes de Mata Atlântica e estabelece normas específicas de gestão e proteção municipais do bioma e seus ecossistemas associados. Também integra este Plano aos demais programas já existentes como o Plano Diretor Municipal, Zoneamento Ecológico-Econômico, Projeto Orla, Agenda 21, entre outros.
 
O segundo decreto institui um Grupo de Trabalho (GT) para elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de Concurso Fotográfico a ser realizado na rede municipal de ensino, com foco nos conceitos de sustentabilidade desenvolvidos na Praia do Tombo. O objetivo é levar os conceitos de sustentabilidade desenvolvidos no Programa Bandeira Azul  para todos os pontos da Ilha de Santo Amaro, por meio dos alunos da rede, formando uma nova consciência de preservação da natureza, e inserindo o ser humano neste processo de sustentabilidade.
 
Durante a cerimônia de certificação, a prefeita Maria Antonieta de Brito lembrou que a conquista e a manutenção da Bandeira Azul são frutos do comprometimento e engajamento de toda a comunidade, no compromisso de defender e preservar o meio ambiente para as gerações futuras. “A Bandeira Azul é um motivo de orgulho para o Guarujá. É importante que a população tenha orgulho de nossa Cidade, de suas conquistas e seus avanços”, afirmou a prefeita sobre o desenvolvimento comercial e turístico que  a certificação trouxe para a Praia do Tombo, um ícone de sustentabilidade na América Latina.
 
Durante o ato, o secretário de Meio Ambiente, Adilson Cabral falou do esforço da prefeita em implantar programas ambientais no Município e seus conceitos como a preservação do Meio Ambiente, informação e educação ambiental, controle e monitoramento, e o desenvolvimento sustentável. Ele disse ainda que a manutenção da Bandeira Azul é fruto de um trabalho diário e continuado de gestão ambiental, ao longo de 365 dias do ano.
 
“É um trabalho diário, rotineiro. Agradecemos a colaboração de todos os funcionários das diversas secretarias da Prefeitura que colaboraram, aos moradores, comerciantes, ambulantes e frequentadores da praia”, disse Cabral.
 
O presidente da Associação dos comerciantes da Praia do Tombo, Aldo Hugo Gonçalves, o Dinho, agradeceu ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, que por intermédio do Sebrae, realizou cursos de qualificação no Núcleo de Educação Ambiental, destinados aos quiosqueiros e ambulantes .
 
Certificadora – A representante do Instituto Ambiente em Rede (ex-Ratones), Leana Bernardi, que representa no Brasil a Fundação para Educação Ambiental (FEA) entidade certificadora do Programa Bandeira Azul, entregou para a prefeita Antonieta as novas bandeiras para as temporadas 2014/2015 e também um certificado pela Cidade ter conseguido a Bandeira Azul por cinco anos consecutivos. “Essa conquista é motivo de muito orgulho para o Guarujá e é fruto do trabalho e dedicação da Administração e da comunidade do Tombo”, afirmou.
 
Segundo a diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Guarujá, Lúcia Helena da Silva, o trabalho ambiental desenvolvido na Praia do Tombo é uma forma de “rever de que forma produzimos qualidade de vida”.
 
O questionamento sobre os hábitos de consumo, educação ambiental e os conceitos da sustentabilidade serão o novo enfoque do Programa Bandeira Azul. “Para esta temporada vamos ter ações mais abrangentes, indo além do uso dos recursos renováveis na Praia, mas também inserindo nos hábitos do dia a dia atividades sustentáveis e saudáveis, como a prática de exercícios e a prevenção de doenças. São essas e outras pequenas atitudes que nos fazem produzir menos lixo, termos mais qualidade de vida e preservar os recursos naturais do planeta”, finalizou.
 
A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação do grupo musical Dragões de Ouro da Serra do Guararú, sob a regência da professora Gilvana Zuck. Em seguida teve a apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal Almeida Júnior, com canções da MPB, sob a regência da professora Kátia Cristina de Oliveira Os Hinos Nacional Brasileiro e o do Guarujá foram executados pela Banda Municipal do Guarujá.