Simplesmente Vinho

Coquetéis com espumantes

03/01/2014
Coquetéis com espumantes | Jornal da Orla
Enoleitores,
Qual seria uma boa maneira de nos refrescarmos para poder enfrentar esse calor incrível que estamos sentindo nestes dias?
 
A resposta mais simples e direta seria beber vinhos geladinhos, como os brancos, rosés e espumantes. São, sem dúvida alguma, ótimas opções. Porém, há diversos coquetéis que podemos servir para nossos amigos e nos refrescarmos com prazer e alegria, em diferentes locais como na varanda de casa, à beira da piscina, no sítio, no ar condicionado ouvindo música ou trocando uma boa conversa. Até mesmo na praia ou no barco….
 
A maioria dos coquetéis é feita à base de espumante. De preferência, escolha um bom espumante nacional brut e use a sua imaginação!
 
Se quisermos seguir a tradição, podemos optar por um Bellini, o famoso coquetel criado no charmoso Harry’s Bar de Veneza. É só adicionarmos uma dose de polpa de pêssego ao espumante (prosecco). 
 
Se preferirmos, podemos optar pelo Ticiano, o famoso coquetel com que os italianos do Norte comemoram o início da colheita na região. É preparado com uma dose de suco de uva fresco e prosecco. 
 
Já na França, mais propriamente na região da Borgonha, toma- se o famoso Kir Royale, que é um espumante, de preferência o cremant da Borgogne, com uma dose de licor de cassis.
 
Em Portugal, fica uma delicia pegarmos uma dose de vinho do porto branco, água tônica, raspas de limão Siciliano, folhas de hortelã e gelo…
 
Temos também um outro refrescante feito na Itália, o Aperol Spritz, que leva  prosecco, suco de tangerina e aperol. 
 
Mas atenção: Não use açúcar! Outra coisa: os vinhos que citei podem ser substituídos por qualquer espumante brut. 
 
Temos várias opções para testar e tentar reduzir a sensação de calor, pois enquanto estivermos nos refrescando estaremos relaxando entre a bebida e um bom papo. E, como sempre costumo dizer, o vinho faz amigos e reforça as amizades existentes!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!