Metrópole

São Vicente ensina a reciclar figurinhas da Copa

11/06/2026 Da Redação
Divulgação/PMSV

A AMEI Maria de Lourdes Batista (Praça Rubens Ferreira Martins, s/n – Parque São Vicente) abraçou uma importante causa ambiental ao incentivar alunos, famílias e funcionários a destinarem corretamente o ‘liner’ das figurinhas da Copa do Mundo. Trata-se do papel antiaderente na parte de trás de cromos autoadesivos.

A iniciativa surgiu durante as atividades relacionadas ao Álbum Coletivo da Copa do Mundo desenvolvidas na unidade. Além de estimular a integração e o interesse pelo evento esportivo, a ação também promove a conscientização sobre a destinação adequada de resíduos que, muitas vezes, são descartados incorretamente.

Assunto pouco divulgado, o liner das figurinhas é produzido com papel siliconado e não pode ser reciclado pelos processos convencionais. Quando descartado no lixo comum ou mesmo na coleta seletiva tradicional, esse material geralmente acaba sendo enviado para aterros sanitários.

Para mudar essa realidade, a escola está orientando a comunidade a armazenar os liners e encaminhá-los para reciclagem especializada por meio da logística reversa e da economia circular. Dessa forma, o material pode retornar à cadeia produtiva, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

Todo o material arrecadado é destinado à empresa Polpel Fibras, de Guarulhos – única no Estado de São Paulo especializada no reaproveitamento desse tipo de resíduo. “É um compromisso que assumimos na unidade com a educação ambiental, numa demonstração de como pequenas atitudes podem gerar grandes benefícios para o meio ambiente”, afirma a coordenadora pedagógica Andreza Simões.

A escola também convida outras unidades de ensino e colecionadores a participarem da iniciativa, guardando os liners das figurinhas e destinando-os corretamente, e transformando um simples hábito em uma importante contribuição para a sustentabilidade.