
Santos se despede de uma voz que soava em cordas, risos e histórias. Aos 81 anos, morreu Jorge Maciel, músico que transformou o choro em encontro, memória e afeto. Violonista de sete cordas, cantor e compositor, marcou gerações não apenas pela técnica precisa, mas pela maneira humana, generosa e bem-humorada com que se colocava diante da música e das pessoas.
Jorge era presença constante em rodas, palcos e encontros informais. Tinha o dom de acolher quem chegava, fosse iniciante ou veterano. Tocava, explicava, incentivava, contava causos e ria de si mesmo, fazendo do humor parte inseparável da experiência musical. Ao seu lado, aprender choro era também aprender convivência, escuta e respeito.
Fundador do Clube do Choro de Santos, ajudou a sustentar uma tradição que vai além do repertório. Defendeu a memória musical da cidade como algo vivo, compartilhado e coletivo. Participou de grupos importantes, circulou por festivais, programas de televisão e projetos culturais, sempre com o mesmo espírito simples e acessível, sem vaidade mas com um talento que ia muito além da música, de encantar a todos com sua arte e também sua personalidade.
Mesmo quando a saúde passou a impor limites, Jorge permaneceu próximo, acompanhando, opinando e estimulando. Sua presença seguia sentida nas conversas, nas lembranças e nas histórias repetidas com gosto. A cidade perde um músico essencial, mas guarda um legado feito de som, riso e afeto…



grande pessoa trabalhei com ele vários anos no jornal a tribuna de santos no setor da gráfica grande ser humano humilde e prestativo disposto a sempre ajudar o próximo que Deus conforte o corações de seus familiares e amigos tinha um grande amor pela música se dedicou durante muitos anos da sua vida,que Deus conforte os corações descanse em paz meu amigo Arnaldinho
grande pessoa trabalhei com ele vários anos no jornal a tribuna de santos no setor da gráfica grande ser humano humilde e prestativo disposto a sempre ajudar o próximo que Deus conforte o corações de seus familiares e amigos tinha um grande amor pela música se dedicou durante muitos anos da sua vida descanse em paz meu amigo Arnaldo