Metrópole

“Vem pra Orla” fecha avenida da praia para lazer aos domingos

09/07/2025 Luiz Plácido
Divulgação/PMS

A Avenida da praia de Santos terá um trecho reservado exclusivamente ao lazer da população aos domingos, com o início do projeto “Vem pra Orla”, promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). A estreia acontece neste domingo (13), das 10h às 14h, com a liberação da pista no sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Avenida Ana Costa e o canal 6. Durante esse período, crianças, jovens e adultos poderão andar de skate, patins, bicicleta, passear em família e brincar ao ar livre.

Entre as atrações previstas está a minipista de trânsito, montada nas proximidades da Fonte do Sapo, onde as crianças poderão se divertir com mini buggies e aprender noções básicas de segurança viária com a equipe de educação da CET. A Secretaria de Esportes (Semes) também participa oferecendo atividades como desenhos, gangorra, escorregador, gol caixote e tênis de mesa, além de uma apresentação especial dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM).

O “Vem pra Orla” será realizado aos domingos até setembro e, em caso de chuva, a programação será suspensa. O trecho da avenida reservado ao projeto poderá variar a cada semana e será informado com antecedência pelos canais oficiais da Prefeitura e à imprensa. Segundo o presidente da CET-Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, o objetivo é oferecer uma alternativa gratuita de lazer ao ar livre em um período de menor uso da faixa de areia e com tráfego mais tranquilo na via, proporcionando mais espaço para a prática de atividades físicas e recreativas.

Durante a realização do projeto, o trecho da avenida ficará interditado ao tráfego de veículos. A CET-Santos orientará os motoristas com sinalização e monitoramento de uma rota alternativa pelas ruas Galeão Carvalhal, Governador Pedro de Toledo e pela Avenida Epitácio Pessoa.

Os ônibus que circulam pela região também terão seus itinerários alterados. As linhas 23, 52 e 152 (sentido José Menino/Ponta da Praia) seguirão pela Avenida Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Avenida Dr. Epitácio Pessoa, Avenida Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho. A linha 07 (sentido José Menino/Boqueirão) irá pela Avenida Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo e Avenida Conselheiro Nébias. Já a linha 17 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia) seguirá pela Avenida Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Avenida Dr. Epitácio Pessoa e Avenida Siqueira Campos.

As linhas 42 (sentido Av. Ana Costa/Ponta da Praia), 05 e 139 (sentido Av. Ana Costa/BNH) passarão pela Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Avenida Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins. A linha 184 (sentido Av. Conselheiro Nébias/BNH) seguirá pela Avenida Conselheiro Nébias, Rua Heitor de Morais, Rua Roberto Simonsen, Rua Governador Pedro de Toledo, Avenida Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins. A linha 194 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia) terá seu trajeto alterado para Avenida Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Avenida Dr. Epitácio Pessoa, Avenida Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho. Por fim, a linha 154 (sentido Av. Ana Costa/Boqueirão) seguirá pela Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo e Avenida Conselheiro Nébias.